F1: Norris espera que ajuste da FIA sobre dispositivo da Red Bull favoreça McLaren

Lando Norris está otimista de que a disputa pelo título da Fórmula 1 possa “se inclinar” mais a seu favor e da McLaren após a exposição de um dispositivo secreto no carro de seu rival Max Verstappen, da Red Bull. A equipe confirmou a existência de um sistema que ajusta a altura do assoalho frontal do RB20, permitindo alterar a altura do carro entre a qualificação e a corrida.

Esse tipo de ajuste é ideal para manter o carro mais baixo durante a qualificação, o que melhora o desempenho, e mais alto na corrida, também favorecendo a performance. Após a descoberta do dispositivo no Grande Prêmio de Singapura, há cerca de quatro semanas, a FIA reforçou seus procedimentos antes da corrida deste fim de semana nos Estados Unidos.

A Red Bull confirmou que chegou a um acordo com a FIA para mitigar futuros problemas relacionados ao dispositivo. No entanto, o impacto que esse ajuste pode ter tido na atual campanha de Verstappen e da Red Bull ainda é objeto de especulação.

A McLaren ultrapassou a Red Bull no campeonato de construtores, liderando por 41 pontos, enquanto Norris reduziu a diferença para Verstappen para 52 pontos na disputa pelo título de pilotos.

Ao ser questionado se a ação da FIA poderia beneficiar a McLaren, Norris disse à imprensa: “Ter o dispositivo no carro é uma coisa, mas outra é o quanto se consegue explorar e usar, e não sabemos ao certo como eles fizeram isso.”

“Se isso os ajudou, se eles o utilizaram de maneira eficaz, então talvez isso mude a situação a nosso favor”, completou o britânico.

Apesar de suas dúvidas sobre o quanto o dispositivo realmente impactou, Norris reconhece que em batalhas apertadas na qualificação, pode ter feito diferença a favor de Verstappen.

“Quando falamos dessas coisas, não é algo que vá lhes garantir várias poles ou vitórias apenas por causa de tal dispositivo”, acrescentou Norris. “Mas, em algumas qualificações, quando a diferença foi de centésimos ou milésimos de segundo, talvez isso tenha influenciado.”

Norris elogiou a FIA por agir rapidamente: “É bom que a FIA esteja fazendo algo a respeito.”

Referindo-se ao recente foco sobre a asa traseira da McLaren, que também levou a equipe a fazer ajustes para atender às exigências da FIA, Norris apontou uma distinção importante. “Há uma diferença entre coisas preto no branco como essa e a inovação dentro dos limites permitidos da Fórmula 1.”

Norris concluiu elogiando a McLaren: “Nós fizemos um ótimo trabalho ao empurrar os limites e inovar dentro do espaço permitido, mas tomamos cuidado para não ultrapassar esses limites.”



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.