O piloto da McLaren, Lando Norris, expressou sua frustração com as decisões de estratégia da sua equipe ao longo da temporada 2023 da Fórmula 1, alegando que a McLaren perdeu muitos pontos devido a escolhas ‘ruins’ no GP da Holanda.
Durante a corrida em Zandvoort, Norris conquistou uma posição de destaque na qualificação, porém à medida que a chuva começou a cair no circuito na corrida, a equipe demorou a chamar Norris para trocar para pneus intermediários, o que fez com que ele caísse para a parte de trás do pelotão.
O piloto britânico lamentou a decisão tardia da equipe, afirmando que a estratégia comprometeu suas chances de um bom resultado. “Está claro que tomamos a decisão errada, fizemos uma escolha ruim, é algo sobre o qual vamos conversar e revisar. Cometemos alguns erros nesta temporada, perdemos muitas posições e muitos pontos com algumas dessas coisas”, afirmou Norris.
Ele também ressaltou que, apesar do erro estratégico, a equipe conseguiu tomar decisões mais acertadas na segunda parte da corrida, otimizando os períodos de troca de pneus restantes para recuperar posições e pontos preciosos.
A falta de decisão eficaz em condições climáticas adversas trouxe à tona comparações com incidentes anteriores, mas Norris argumenta que cada situação é única. Ele reconheceu, no entanto, que a equipe precisa melhorar sua capacidade de adaptação em corridas sob chuva.
“Isso muda, acredito que muitas vezes tomamos as decisões certas e boas, e ganhamos posições. Mas no geral, lembramos mais das que perdemos do que das que ganhamos. Não acho que seja realmente a mesma coisa”, encerrou Norris.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.