Lando Norris vai largar da última pole-position da temporada 2024 da F1. Na classificação do GP de Abu Dhabi realizada neste sábado (7), o piloto veio na bandeira quadriculada para acertar a melhor volta e sair da posição de honra do grid em Yas Marina.
E a McLaren realmente é a equipe a ser batida neste final de semana. Além da pole do britânico, Oscar Piastri fecha a primeira fila total da equipe com a dobradinha. Carlos Sainz ficou com a terceira colocação, colocando a Ferrari em uma posição difícil pelo título de Construtores.
A largada para o GP de Abu Dhabi da F1 acontece no próximo domingo, 8 de dezembro, às 10h no horário de Brasília.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de Abu Dhabi ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.
Saiba como foi a classificação do GP de Abu Dhabi da F1:
Com o sol já se pôs em Yas Marina, as temperaturas baixaram ligeiramente em comparação com o terceiro treino livre. O termômetro apontava 25ºC e o asfalto chegava a 30ºC, enquanto a umidade estava em 65% e o vento soprava a 6,4 km/h.
Para a classificação da última etapa da temporada 2024, vale lembrar que há punições a serem pagas. Charles Leclerc perde dez colocações, enquanto a dupla da Williams Alexander Albon e Franco Colapinto também perder posições por troca de câmbio.
Q1
O relógio já começou a rodar com a regressiva de 18 minutos para a primeira sessão. Os pilotos não demoraram a deixar os boxes para as primeiras voltas de instalação, mas ainda sem abrir nenhuma volta rápida.
Foi, então, com seis minutos rodados, Lance Stroll foi o primeiro a aparecer com tempo na tabela calçando pneus macios. O canadense cravou 1min24s366 e logo voltou aos boxes.
Com o andamento da sessão, os giros rápidos começavam a ser anotados em Yas Marina. Carlos Sainz era o mais rápido com 1min23s487, seguido por Max Verstappen, kevin Magnussen, Oscar Piastri e Lando Norris. Até Charles Leclerc, o sexto colocado, os pilotos estavam separados por apenas 0s222.
Na zona de corte estavam Jack Doohan, Liam Lawson, Alexander Albon, Sergio Pérez, que teve seu tempo deletado, e Franco Colapinto, que ainda não conseguiu fazer volta rápida. O piloto no limite era Guanyu Zhou com 1min24s121, apenas 0s011 mais rápido que o 16º.
Restando pouco menos de 3 minutos para o encerramento da primeira fase, os pilotos estavam parados e saíam para a pista para as últimas voltas com pneus macios. Nisso, a direção de prova optou por devolver a volta rápida de Pérez, que se colocou em terceiro.
Bandeira quadriculada e as coisas estavam bastante movimentadas. Leclerc era o primeiro com ‘min23s30s, seguido surpreendentemente por Valtteri Bottas a apenas 0s179 do piloto da Ferrari. Sainz, Verstappen e Pierre Gasly completavam as cinco primeiras colocações.
Na zona de corte, então, os pilotos que acabaram ficando no Q1 foram Albon, Zhou, Hamilton, em uma despedida amarga com a Mercedes, Colapinto e Doohan.
Q2
Agora, os 15 minutos começaram a rodar para a segunda das três partes da classificação. Mais uma vez, assim que o pitlane foi liberado, os competidores logo deixaram os boxes para as voltas de instalação.
Ainda nos primeiros minutos de sessão, a direção de prova apontou que a saída dos boxes de Nico Hülkenberg estava sob investigação para depois da classificação ter sido perigosa.
Verstappen foi o primeiro a anotar uma volta rápida com 1min22s998, o primeiro piloto do final de semana a fazer uma volta na casa de 1min22. Quem vinha em segundo era Norris a 0s100 de desvantagem para o holandês.
Com pouco mais de cinco minutos para a bandeira quadriculada, Alonso, Stroll, Magnussen, Bottas e Gasly eram os cinco pilotos que estavam ficando pelo caminho. Leclerc, que ainda tem punição a pagar, estava na décima posição.
Depois de uma breve passagem pelos boxes, os pilotos estavam de volta na pista para os últimos giros nos segundos finais. Verstappen ainda tinha o tempo a ser batido, mas o piloto já estava fora do carro e já havia tirado capacete, indicando que não voltaria à sessão.
Hülkenberg vinha em segundo a apenas 0s042 do tetracampeão, seguido por Gasly, Norris, Piastri, Russell, Pérez, Tsunoda, Sainz e Stroll sendo os dez pilotos momentâneos que avançavam ao Q3.
Na bandeira quadriculada, Leclerc saltou para a primeira colocação, mas por não ter respeitado os limites de pista, teve a volta deletada e foi despencado para a 14ª colocação. Ao lado do monegasco, Tsunoda, Lawson, Stroll e Magnussen também não avançam.
Sainz foi quem ficou com o melhor tempo com 1min22s985, apenas 0s013 mais rápido que o holandês da Red Bull. Entre o primeiro e o décimo, apenas 0s3 separavam os competidores.
Q3
Começada a última fase e Hülkenberg, Sainz, Verstappen, Gasly, Norris, Piastri, Russell, Pérez, Alonso e Bottas eram os dez pilotos que, virtualmente, brigariam pela pole-position do GP de Abu Dhabi da F1.
Assim que os boxes se abriram, quase todos os pilotos acabaram saindo para a pista, com exceção de Valtteri, que seguiu parado. Nesta primeira parte, todos optaram por rodar com os pneus macios.
Verstappen vinha em sua volta rápida e com 1min22s945 se colocou como o mais veloz do momento – mas chegou a errar e perder a traseira do carro pouco antes de cruzar a linha de chegada. O piloto chegou a perder 0s190.
Com cinco minutos para o final, a ordem provisória de largada era Verstappen em primeiro, com Norris, Sainz, Hülkenberg, Gasly, Alosno, Pérez, Russell, Piastri e Bottas – esses dois últimos sem uma volta rápida marcada ainda.
De maneira bastante surpreendente, Hülkenberg colocava a Haas na pole provisória, mas não por muito tempo, pois Piastri saltou para a primeira colocação ao bater o alemão em apenas 0s082. Max vinha em terceiro, mas as coisas ainda estavam em constante mudança.
Então, já na bandeira quadriculada, uma série de mudanças e, no final, foi Norris quem conseguiu a última pole do ano da F1. Piastri fecha a primeira fila da McLaren, com Sainz, Hülkenberg e Verstappen completando o top-5.
Horas depois do fim da classificação, os comissários revisaram um caso e puniram Hulkenberg por ultrapassar dois carros dentro do pit-lane, derrubando-o três posições no grid de largada. Sendo assim, quando as punições forem aplicadas, Hulkenberg largará da P7, promovendo Verstappen, Gasly e Russell.
F1 2024, GP de Abu Dhabi, classificação, resultado:
1) Lando Norris (McLaren/Mercedes), 1’22.595
2) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), 1’22.804
3) Carlos Sainz (Ferrari), 1’22.824
4) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari), 1’22.886
5) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT), 1’22.945
6) Pierre Gasly (Alpine/Renault), 1’22.984
7) George Russell (Mercedes), 1’23.132
8) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), 1’23.196
9) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari), 1’23.204
10) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT), 1’23.264
11) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT), 1’23.419
12) Liam Lawson (RB/Honda RBPT), 1’23.472
13) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), 1’23.784
14) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari), 1’23.877
15) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari), 1’23.880
16) Lewis Hamilton (Mercedes), 1’23.887
17) Jack Doohan (Alpine/Renault), 1’24.105
18) Alexander Albon (Williams/Mercedes), 1’23.821
19) Charles Leclerc (Ferrari), 1’23.833
20) Franco Colapinto (Williams/Mercedes), 1’23.912