Lando Norris liderou a sessão 1 misturada do GP do Canadá da F1. Na tarde desta sexta-feira (7), lidando com chuva, granizo e sol, o titular da McLaren conseguiu extrair o máximo das condições para fechar o treino como o mais rápido do pelotão.
Antes do início da sessão, uma forte tempestade atingiu a região do circuito. A precipitação foi tão forte que, em determinado momento, chegou a chover granizo, causando uma grande correria por parte dos fãs, que precisaram se abrigar.
Apesar da quantidade de água, instantes antes do começo, a chuva parou de cair, mas o traçado estava encharcado. O safety-car dava voltas para conferir as condições do asfalto, recém-refeito, além de os fiscais usarem as vassouras para tentar tirar as poças da pista.
Então, mesmo com as condições complicadas e nada favoráveis, a direção de prova indicou que o treino iria iniciar no horário previsto. Mas quando o relógio começou a rodar, havia bandeira amarela em todo o circuito, sem chances de qualquer piloto deixar os boxes.
Após um verdadeiro desfile de carros e caminhões na pista para secagem da pista e para verificar a situação, a direção de prova indicou que era esperado que o pitlane abriria às 13h55 locais.
Se adiantando um pouco, então, luzes verdes na saída de boxes. Entretanto, ao menos em um primeiro momento, nenhum piloto parecia deixar a garagem, até que Lewis Hamilton, com pouco mais de 37 minutos para o encerramento, foi o primeiro a fazer a alegria dos fãs nas arquibancadas.
Aos poucos, os competidores começaram a acelerar no traçado. Mas pelas primeiras imagens, era possível ver que ainda muito spray estava levantando da parte dos carros.
Após as primeiras voltas para checagem de condições e instalação para os pilotos, o sete vezes campeão da Mercedes era o único com tempo marcado ao ter virado 1min36s654 – Bottas, Lando Norris e Guanyu Zhou também já haviam saído.
Inacreditavelmente, após tanta chuva, pedra, pausa na água, mais precipitação e nova parada, o sol abriu na área do circuito Gilles Villeneuve. Dos pilotos que saíram até agora, Bottas, hamilton, Norris e Oscar Piastri estavam de pneu intermediário, enquanto Magnussen, Max Verstappen, Nico Hülkenberg e Jack Doohan saíram de pista muito molhada.
Então, com 27 minutos para a bandeira quadriculada, o chinês da Sauber se envolveu em um acidente. O competidor acertou o muro de proteção entre as curvas 3 e 4 após aquaplanar e, imediatamente, o treino precisou ser interrompido com bandeira vermelha.
A ordem na tabela de tempos nesse momento estava com Valtteri na primeira colocação com 1min33s215, seguido por Lewis e Verstappen. Apenas o trio havia completado voltas rápidas.
Com pouco mais de 20 minutos para o final da sessão, os boxes voltaram a ser abertos. Neste ponto, a Aston Martin foi a única que ainda não havia ido à pista – Lance Stroll é o único piloto canadense do grid.
As condições começaram a melhorar no circuito e, assim, mais pilotos começaram a baixar seus tempos. Carlos Sainz saltou para a primeira colocação com 1min27s485, seguido por Charles Leclerc, Bottas, o recém-renovado Sergio Pérez e Daniel Ricciardo completando as cinco primeiras colocações. Até o momento, sem nenhum pneu slick.
Entrando na reta final da sessão 1 do GP do Canadá da F1, todos os competidores estavam nos boxes e o sol já brilhava forte no céu. Do 12º da tabela, Piastri, ao 20º, Stroll, os pilotos ainda não haviam marcado tempo.
Nos segundos finais, Leclerc tratou de bater o tempo de seu companheiro de Ferrari e com 1min25s306, quase ficou como o mais rápido do TL1. Entretanto, já com o relógio zerado, Norris bateu o marco em mais de 0s8 e fechou a sessão como o mais veloz. Sainz, Charles, Hamilton e Verstappen fecharam o top-5.
F1 2024, GP do Canadá, treino livre 1, resultado:
1) Lando Norris (McLaren/Mercedes) 1’24.435
2) Carlos Sainz (Ferrari) 1’24.763
3) Charles Leclerc (Ferrari) 1’25.306
4) Lewis Hamilton (Mercedes) 1’25.970
5) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT) 1’26.502
6) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) 1’26.754
7) Pierre Gasly (Alpine/Renault) 1’27.584
8) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari) 1’27.670
9) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT) 1’28.058
10) George Russell (Mercedes) 1’28.541
11) Daniel Ricciardo (RB/Honda RBPT) 1’28.582
12) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT) 1’28.723
13) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) 1’29.052
14) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari) 1’32.826
15) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) 1’33.411
16) Logan Sargeant (Williams/Mercedes) 1’36.586
17) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) 1’40.530
18) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari) sem tempo
19) Jack Doohan (Alpine/Renault) sem tempo
20) Alexander Albon (Williams/Mercedes) sem tempo
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.