O piloto da McLaren, Lando Norris, analisou seu segundo lugar no GP do Japão de Fórmula 1 e afirmou que não teve muitas oportunidades de ultrapassar o vencedor da corrida, Max Verstappen. Segundo o britânico, a falha em garantir a pole position no sábado foi determinante para o resultado final.
Norris cruzou a linha de chegada pouco mais de um segundo atrás do holandês, que conquistou sua primeira vitória na temporada de 2025 e seu quarto triunfo consecutivo no GP japonês. Após três corridas neste ano, três pilotos diferentes já subiram ao degrau mais alto do pódio (Norris, Oscar Piastri e agora Verstappen).
Em entrevista à Sky Sports, o líder do campeonato comentou sobre o incidente no pit lane com Verstappen. “Eu nunca esperei sair à frente dele ali. Não porque eu merecesse, mas porque ele tinha a linha, o espaço, a posição. Eu queria me dar uma chance de estar ali, mas não esperava que ele desse espaço algum”, explicou Norris.
Apesar de ter precisado ir para a grama na saída dos boxes, Norris não se mostrou incomodado. “Nada a reclamar, apenas uma boa corrida e um pouco de ação para a equipe. Mas foi isso. Eles (Red Bull Racing) foram muito bem durante todo o final de semana e nós simplesmente não tivemos vantagem suficiente hoje. Acho que éramos provavelmente um pouco mais rápidos, mas apenas Max em ar limpo e sem cometer erros foi o suficiente para ficar à frente hoje.”
Norris também teve a sensação de ser mais rápido que Verstappen em certos trechos do circuito, mas as características da pista de Suzuka dificultaram qualquer tentativa de ultrapassagem. “Quero dizer, eu era mais rápido no setor um, então conseguia alcançá-lo, mas a Red Bull é muito mais rápida que nós em curvas de baixa velocidade”, acrescentou.
Para o piloto da McLaren, a dificuldade em se manter próximo de Verstappen nas áreas mais lentas do circuito tornou a ultrapassagem inviável. “Então, mesmo que eu chegasse perto, permanecer perto no ‘hairpin’ e na chicane final teria sido impossível. É muito difícil ultrapassar aqui e, às vezes, nossos pontos fortes e fracos estão um pouco nos lugares errados. Nos safamos com essa baixa velocidade na sessão de classificação. Mas na verdade, perdemos a corrida ontem, justamente na sessão de classificação”, encerrou o piloto da McLaren.