Lando Norris perdeu a chance de conquistar sua segunda vitória na carreira na Fórmula 1, com a McLaren impondo uma ordem de equipe no final da corrida para trocar posições com seu companheiro de equipe, Oscar Piastri.
Norris revelou que devolveu a posição de liderança para Piastri após a McLaren lhe apresentar um cenário que o faria “parecer um idiota”. Norris parou antes de Piastri para a última troca de pneus, apesar de estar atrás do australiano em segundo lugar. Norris assumiu a liderança após Piastri fazer sua parada, mas a McLaren instruiu Norris a devolver a posição.
Embora tenha argumentado, Norris acabou devolvendo a posição com apenas algumas voltas restantes. Norris destacou que planejava devolver a posição na última volta, antes que a possibilidade de um Safety Car tardio, sob o qual as ultrapassagens são proibidas, fosse apresentada a ele.
“Eu sei o que vou fazer e o que não vou fazer. Claro, eu vou questionar e desafiar, e foi o que eu fiz. Eu ia esperar até a última volta, a última curva. Mas então eles disseram que se houvesse um Safety Car de repente, e eu não pudesse deixar Oscar passar, então isso me faria parecer um idiota. Então, eu pensei: ‘sim, é um ponto justo’. E o deixei passar, duas voltas antes do fim ou algo assim. Imediatamente, eu o deixei passar,” disse Norris.
Norris afirmou que sempre planejava devolver a posição para Piastri, mas estava esperando caso a equipe mudasse de ideia.
“Quer dizer, essa é apenas a sua opinião sobre o que você ouviu. Mas isso é o mesmo com todos os esportes. Você pode tirar o que quiser do que ouve e do que acha que sabe e esse tipo de coisa. Mas eu sei que sempre ia devolver, a menos que eles mudassem de ideia sobre o que estavam dizendo. E eles não mudaram. Então, tudo bem,” acrescentou Norris.
Norris também negou que a troca custou sua vitória, sentindo que o momento decisivo foi o início da corrida, quando Piastri o ultrapassou na Curva 1.
“Eu perdi a vitória na largada, eu sei que todos vão querer dizer que eu desisti da corrida, mas não foi isso. Eu parei primeiro e naturalmente você sempre vai fazer um undercut. Então, a equipe me deu essa posição e eu a devolvi. Nada mais do que isso,” finalizou.