Lando Norris venceu o Grande Prêmio de Abu Dhabi, etapa de encerramento da temporada 2024 da Fórmula 1, realizado neste domingo (8) no circuito das Yas Marina. Norris largou na pole e não foi ameaçado durante as 58 voltas em Abu Dhabi para vencer a quarta corrida de sua carreira, quarta também do ano, depois de Cingapura em setembro.
A vitória deu o título de construtores para a McLaren, que não sagrava-se campeã desde 1998 – na ocasião com os pilotos Mika Hakkinen e David Coulthard. Hakkinen também garantiu o título entre os pilotos, diferente deste ano, que a vitória de Norris lhe garantiu o vice-campeonato atrás do tetracampeão Max Verstappen.
A Ferrari bem que tentou, mas ficou três pontos atrás da McLaren entre os construtores e vai continuar com o jejum que vem desde 2008, quando foi campeã coma dupla Kimi Raikkonen e Felipe Massa. Apesar do título entre os construtores, Lewis Hamilton garantiu seu primeiro campeonato da carreira com a McLaren.
O heptacampeão recebeu a bandeira quadriculada na quarta posição, depois de protagonizar uma última volta emocionante em sua despedida da Mercedes. O britânico mergulhou por dentro do seu compatriota George Russell nas voltas finais para terminar a corrida na quarta posição depois de largar em 16º.
Max Verstappen foi penalizado em 10 segundos depois de um incidente com Oscar Piastri na largada. O piloto da Red Bull mergulhou por dentro da Curva 1, mas acabou deslizando e acertando Piastri no caminho. No fim, Verstappen cruzou a linha de chegada na sexta posição.
Piastri também recebeu uma penalidade de 10 segundos, mas não pelo incidente com Verstappen. Piastri voltou no fim do grid depois do incidente com Verstappen e, na tentativa de superar, Franco Colapinto, acertou a traseiro do FW46 do argentino. Piastri terminou em décimo.
Pierre Gasly teve um fim de semana consistente para a Alpine. O francês terminou na P7, enquanto seu novo companheiro e equipe, Jack Doohan, foi o 15º.
Nico Hulkenberg (Haas), foi o oitavo colocado e Fernando Alonso (Aston Martin), o nono.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de Abu Dhabi ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.
A corrida
Norris largou bem e manteve a ponta. Verstappen, largando na P3, mergulhou por dentro da Curva 1, mas acertou Piastri. Ambos rodaram e Verstappen caiu para P10.
O tetracampeão foi penalizado em 10 segundos pelo incidente. Piastri caiu para a última posição. Pelo rádio, o australiano da McLaren zombou da “manobra digna de um campeão mundial”.
Não foi um bom começo da Red Bull na Yas Marina. Perez, no outro RB290, teve um contato com Bottas, da Sauber, e abandonou a corrida. O finlandês, fazendo sua despedida da Fórmula 1, foi penalizado em 10 segundos por incidentes na largada.
Leclerc, que largou nas últimas posições, era o oitavo colocado depois das primeiras voltas. O monegasco da Ferrari fez uma excelente partida e ganhou cinco posições em apenas uma curva.
Ainda na largada, Sainz viu de uma posição privilegiado o incidente entre Verstappen e Piastri. O espanhol tirou o pé e depois teve caminho livre para assumir a segunda posição. Na confusão, Gasly subiu para P3.
Na volta 9, Piastri recebeu 10 segundos de penalidade por um incidente com Colapinto. O piloto da McLaren acertou a traseiro do FW46 do argentino, que teve um pneu furado.
Leclerc seguia abrindo caminho e era o quinto colocado na volta 13. Um pouco mais atrás, Verstappen era P7.
Na volta 17, a direção de prova penalizou Guanyu Zhou em cinco segundos. O piloto da Sauber, em despedida da F1, foi punido por ‘false start’. Albon também foi investigado pela mesma infração, mas a penalidade não foi posteriormente constatada.
No fim da volta 20, Leclerc foi aos boxes para sua parada obrigatória e voltou em oitavo, com pneus duros para terminar a corrida.
Lawson foi aos boxes, mas teve problemas em seu pit-stop. A roda esquerda dianteira não foi apertada corretamente o neozelandês precisou retornar aos boxes para que a equipe apertasse a roda.
Colapinto abandonou a corrida na volta 28. O argentino teve problemas no motor do seu FW46 e se despediu da equipe Williams de forma melancólica.
Verstappen cumpriu sua penalidade na volta 30. O piloto da Red Bull pagou a penalidade de 10 segundos, colocou compostos duros e retornou na P11.
No giro seguinte, Bottas acertou em cheio o Magnussen na volta 32. Na reta dos boxes, Magnussen tentou a ultrapassagem por fora, mas Bottas não conseguiu frear e acertou o Haas do dinamarquês. Bottas teve um pneu furado, foi aos boxes e abandou a corrida.
Na volta 33, Piastri, que era o oitavo colocado, foi aos boxes para trocar pneu e pagar sua penalidade. Ele voltou à pista na P15.
Hamilton fez seu pit-stop obrigatório e retornou imediatamente à frente de Alonso, que era seguido por Verstappen. Um trio de campeões mundiais se formou na Yas Marina.
Alonso tentou atacar Hamilton, mas o piloto da Mercedes, que estava com pneus frios, conseguiu se defender. Como resultado, Verstappen atacou Alonso e assumiu a sétima posição.
Hamilton, com pneus médios contra duros dos seus adversários à frente, primeiro passou Hulkenberg, antes de superar Gasly e assumir a quinta posição – 14 segundos atrás do seu companheiro de equipe na Mercedes, George Russell.
Nas últimas três voltas, Hamilton estava 1,9s atrás de Russell e tirava a diferença volta a volta. Lá na frente, Norris liderava Sainz por 7,4s, que por sua vez tinha 23s de vantagem para o P3 Leclerc.
Na últimas curvas, da última volta, Hamilton mergulhou por fora de Russell e assumiu a quarta posição. Russell terminou em quinto, seguido por Verstappen na sexta posição.
Confira o resultado do GP de Abu Dhabi de F1:
1) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
2) Carlos Sainz (Ferrari)
3) Charles Leclerc (Ferrari)
4) Lewis Hamilton (Mercedes)
5) George Russell (Mercedes)
6) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
7) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
8) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
9) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
10) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
11) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
12) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT)
13) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari)
14) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
15) Jack Doohan (Alpine/Renault)
16) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
17) Liam Lawson (RB/Honda RBPT)
OUT) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari)
OUT) Franco Colapinto (Williams/Mercedes)
OUT) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)