F1
|
25 de agosto de 2024 11:36

F1: Norris vence na Holanda, diminui diferença para Verstappen e dá esperanças ao mundial

Lando Norris quebrou a hegemonia em terras holandesas do dono da casa Max Verstappen ao vencer o Grande Prêmio da Holanda deste domingo (25). Eram três vitórias consecutivas do holandês, que teve que se contentar com a segunda posição no pódio depois de uma vitória imponente da McLaren. Vinte segundos separaram os, agora cada vez mais, postulantes ao título da temporada 2024 da Fórmula 1. Charles Leclerc, da Ferrari, garantiu a última posição no pódio.

No mundial, a diferença de pontos entre Verstappen e Norris, que já foi de 84 depois do GP da Inglaterra, caiu para 70, com mais nove etapas para o fim do ano.

A corrida

Norris largou mal e perdeu a primeira posição para Verstappen antes mesmo da primeira curva. Russell assumiu a terceira posição, que era de Piastri. Perez perdeu a P5 para Leclerc.

Quem largou bem foi Sainz. Na volta 11, O espanhol já tinha faturado três posições e era o sétimo colocado. Albon foi o primeiro nos boxes na volta 12. O piloto da Williams voltou com pneus duros na última posição.

Hamilton continuava abrindo caminho depois de largar na P14. Na volta 14, Hamilton superou Stroll e assumiu a P10.

Lá na frente, Norris começava a diminuir a diferença para Verstappen. O que chegou em 1,5s, já era 0,9s na volta 15.

Verstappen não tinha um bom ritmo e Norris tentou a ultrapassagem no fim da volta 16, mas não teve sucesso. Pelo rádio, o holandês reclamou muito das condições dos seus pneus.

Na volta seguite, não teve jeito para Verstappen. Com a asa aberta, Norris colocou por dentro antes da Curva 1 e assumiu a liderança em Zandvoort.

Na volta 21, das 72 programadas, apenas Albon, Bottas, Tsunoda e Hulkenberg já haviam feito suas paradas obrigatórias para troca de pneus.

Hamilton fez sua parada e voltou na P15, com pneus duros novos. Pouco depois, Leclerc foi aos boxes, na volta 25, e voltou com pneus duros novos na nona posição.

Russell, que era terceiro colocado, fez sua parada nos boxes na volta 26 e retornou à pista em nono – enquanto Leclerc era o sétimo colocado. A Mercedes não fez um bom pit-stop com Russell, que acabou perdendo posição para o Leclerc.

Na volta 28, Verstappen fez sua parada e voltou em quinto. Norris liderava Piastri com 12 segundos de vantagem. A McLaren não quis correr riscos e chamou Norris para sua parada obrigatória. Norris retornou em quarto, atrás de Piastri, Perez e Sainz – que ainda não haviam feito suas paradas.

Perez foi aos boxes na volta 30, mas a Red Bull errou e a parada do mexicano foi de 4,4s. Com isso, Perez voltou à pista na P9, atrás de Alonso e à frente de Stroll.

Sainz fez sua parada na volta 31. Com pneus duros novos, Sainz retonou à pista imediatamente atrás do Perez. Perez, Sainz e Hamilton, respectivamente, completavam a zona de pontuação.

Piastri era o único que não havia feito sua parada obrigatória nos boxes. Na volta 34, o australiano foi chamado pela McLaren para pneus novos e retornou atrás de Russell, em quinto.

Depois de todas as paradas, os três primeiros eram Norris, Verstappen e Leclerc. Russell e Piastri fechavam o top 5. Perez era o sexto colocado, à frente de Sainz. Hamilton seguia sua corrida de recuperação, na P8. Hulkenberg e Magnussem completavam os 10 primeiros.

Sainz tentou primeiro, sem sucesso, mas ultrapassou Perez por fora da Curva 1 na volta 47. O espanhol assumiu a sexta posição, atrás de Russell, enquanto seu companheiro de equipe na Ferrari, Charles Leclerc, ia garantindo a última posição no pódio.

Hamilton fez sua segunda parada nos boxes na volta 49. O heptacampeão retornou com pneus macios na P8. Algumas voltas depois, na 55, foi a vez de Russell trocar para os macios. O britânico voltou na P7, quase três segundos à frente do seu companheiro de equipe e compatriota Hamilton.

Nos estágios finais da corrida, Piastri até tentou, mas não conseguiu se aproximar o suficiente de Leclerc na briga pela terceira posição.

Norris venceu o GP da Holanda, seguido por Verstappen e Leclerc no pódio. Piastri foi o quarto colocado, seguido por Sainz e Perez. A Mercedes foi sétima e oitava com Russell e Hamilton, respectivamente. Gasly, em nono, e Alonso, completaram a zona de pontuação.

Na última volta, Norris fez a volta mais rápida e faturou o ponto extra, somando 26 no fim de semana holandês.

Confira o resultado do GP da Holanda de F1:
1) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
2) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
3) Charles Leclerc (Ferrari)
4) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
5) Carlos Sainz (Ferrari)
6) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
7) George Russell (Mercedes)
8) Lewis Hamilton (Mercedes)
9) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
10) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
11) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
12) Daniel Ricciardo (RB/Honda RBPT)
13) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
14) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
15) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
16) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
17) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT)
18) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
19) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari)
20) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari)



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.