Lando Norris venceu a corrida sprint válida pelo Grande Prêmio de São Paulo, realizada neste sábado (2) em Interlagos. Foi dia de dobradinha da McLaren com Oscar Piastri em segundo, depois que a equipe pediu que os pilotos trocassem de posição quando o australiano liderava.
Max Verstappen fou ultrapassado por Charles Leclerc ainda na largada, mas o piloto da Red Bull deu o troco nos estágios finais da corrida e terminou em terceiro. Na última volta, o líder do campeonato tentou a manobra de ultrapassagem sobre Piastri, mas não teve sucesso.
Leclerc terminou em quarto, seguido por Carlos Sainz, em quinto. A melhor Mercedes foi a de George Russell, na P6. Apesar da posição, a Mercedes não tinha carro para acompanhar o pelotão da frente. Lewis Hamilton, que largou em 11º, caiu para 14º, mas recebeu a bandeira quadriculada na mesma posição de largada.
Pierre Gasly, da Alpine, em sétimo e Sergio Perez, da Red Bull, completaram os oito primeiros que pontuaram na sprint de São Paulo.
Horas após o encerramento da corrida Sprint, saiu o resultado da investigação de Verstappen: o tricampeão da Red Bull recebeu acréscimo de 5s em seu tempo final e, com isso, caiu para a quarta colocação da prova, promovendo Leclerc para terceiro.
Piastri larga bem e mantém dianteira, mas ordens de equipe mudam resultado
Piastri largou bem e manteve a liderança, seguido por Norris. Leclerc superou Verstappen e assumiu a terceira posição, originalmente do piloto da Red Bull.
Depois da primeira volta, os McLaren já tinham mais de um segundo de vantagem para Leclerc e impossibilitavam o uso do DRS pelo piloto da Ferrari.
Um pouco atrás, Leclerc era pressionando por Verstappen, mas o holandês não conseguia aproximação suficiente para tentar a manobra.
Hamilton largou muito mal da P11 e era o 14º no término da volta 5, das 24 previstas para a sprint.
Na volta 6, Verstappen marcou 1:11.906s, melhor volta da corrida, e diminuiu a vantagem de Leclerc para apenas meio segundo. Leclerc também se aproximava de Norris, enquanto 0,5s separavam os dois.
Apenas dois segundos separavam os quatro primeiros colocados no fim da volta 9. Piastri, Norris, Leclerc e Verstappen seguiam muito próximos uns dos outros, mas sem espaço para ultrapassagens. Pouco depois, no fim do 11º giro, 1,7s separava o quarteto.
Na volta 18, Verstappen usou o DRS na reta oposto, ultrapassou Leclerc na Curva do Lago e assumiu a terceira posição. Com poucas voltas para o fim da sprint, o piloto da Red Bull tinha 1,4s de desvantagem para o P2 Norris.
Lá na frente, Piastri liderava Norris por apenas 0,777s, mas depois de ordens da McLaren, Piastri não fez esforços para segurar Norris, que ultrapassou o australiano na volta 21.
Hulkenberg parou na Curva 11 e trouxe uma bandeira amarela ao circuito, que acabou se transformando em um safety car virtual.
O sinal verde veio na volta seguinte e Verstappen ficou lado a lado com Piastri no Lado. Apesar da tentativa, o piloto da Red Bull precisou recuar e perdeu um pouco de espaço.
Norris venceu a sprint do GP de São Paulo, seguido por Piastri e Verstappen completando os três primeiros. Leclerc e Sainz foram quarto e quinto, respectivamente. A melhor Mercedes foi a de Russell, na P6, enquanto Hamilton terminou em 11º.
Confira o resultado da sprint do GP de São Paulo:
1) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
2) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
3) Charles Leclerc (Ferrari)
4) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
5) Carlos Sainz (Ferrari)
6) George Russell (Mercedes)
7) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
8) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
9) Liam Lawson (RB/Honda RBPT)
10) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
11) Lewis Hamilton (Mercedes)
12) Franco Colapinto (Williams/Mercedes)
13) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
14) Oliver Bearman (Haas/Ferrari)
15) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT)
16) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari)
17) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari)
18) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
19) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
DNF) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.