O chefe da Ferrari, Frederic Vasseur, afirmou que as atualizações que a equipe levou para o GP da Espanha de Fórmula 1, foram um passo à frente, apesar da difícil na corrida do time no último domingo.
Após um início complicado de temporada, sem vitórias e em quarto lugar no campeonato de construtores, a Ferrari apresentou um extenso pacote de atualizações antes da corrida em Barcelona, incluindo a adição de uma nova configuração de sidepod.
Enquanto Carlos Sainz conseguiu garantir uma vaga na primeira fila na qualificação, as dificuldades na corrida da equipe italiana continuaram em Barcelona, com o espanhol caindo para quinto na bandeira quadriculada.
Vasseur reconhece que a Ferrari ainda está atrás da Red Bull e da Mercedes, que conquistou um pódio duplo com seu carro revisado, mas o francês fez uma avaliação positiva de como funcionaram as novas peças em seu SF-23.
“Demos um passo à frente neste fim de semana em termos de ritmo de qualificação, com Carlos na primeira fila após o melhor sábado de sua temporada até agora”, disse Vasseur. “No entanto, é claro que em termos de ritmo de corrida, a Red Bull e a Mercedes são mais rápidas do que nós.”
“Quanto às atualizações, acho que demos um passo à frente no geral, se você comparar este final de semana com Miami. Mas claramente sabemos que ainda não é suficiente”, acrescentou.
Embora a Ferrari tenha sido consistentemente a concorrente mais próxima da Red Bull em uma única volta em 2023, a Scuderia não conseguiu sustentar um desafio competitivo aos domingos.
Tanto Sainz quanto Charles Leclerc, comentaram nas últimas semanas como o carro continua cada vez mais difícil de pilotar com muito combustível, devido à imprevisibilidade que oferece.
Vasseur afirmou que o maior objetivo da Ferrari, é melhorar a consistência de seu SF-23, em vez de simplesmente buscar ganhos de desempenho.
“Nosso problema não é o desempenho absoluto, é nossa falta de consistência”, disse ele. “O primeiro jogo de pneus duros de Charles foi uma espécie de pesadelo, mas no último jogo do mesmo composto, ele ficou feliz com o equilíbrio, então devemos avaliar essa inconsistência. Agora vamos nos concentrar completamente nesta questão antes do Canadá”, concluiu Vasseur.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.