F1: Novo carro da Williams tem mudanças ousadas em relação a seu antecessor

O novo carro da Williams para a temporada 2025 da Fórmula 1, o FW47, que foi apresentado nesta sexta-feira (14) em Silverstone, é muito mais do que uma simples evolução do FW46 de 2024. Apesar da semelhança geral com os carros anteriores, uma característica comum nesta fase de desenvolvimento, o FW47 apresenta mudanças significativas e inovadoras.

A suspensão dianteira mantém o design ‘push-rod’, mas a grande evolução está no eixo dianteiro. Os pontos de fixação dos braços de suspensão permaneceram os mesmos, mas o ‘push-rod’ está fortemente inclinado para trás, o que efetivamente move o eixo dianteiro para frente. Como consequência, o bico do carro agora é cerca de 8cm mais longo em comparação com o design anterior, mantendo a mesma forma externa. Essa mudança permitiu à equipe afastar as entradas do radiador do ar turbulento criado pelas rodas dianteiras.

Essas entradas mantêm sua posição, com o formato dos sidepods refletindo a última atualização do carro de 2024. No entanto, é na traseira que a Williams realizou o maior trabalho. A adoção da suspensão push-rod em vez da pull-rod do antigo FW46 é uma mudança importante. A interação aerodinâmica dos braços da suspensão muda, assim como as características dinâmicas do veículo. A nova posição dos elementos internos da suspensão permite a criação de um difusor traseiro totalmente novo.

Outras áreas, como o cockpit e a entrada de ar do motor, parecem seguir o design do FW46. No entanto, vale notar que a área do capô do motor é extremamente estreita e bem conectada ao perfil superior dos sidepods, cujo perfil extremamente limpo é especialmente notável. A Williams apostou em um design inovador e ousado para o FW47, buscando um desempenho superior na temporada 2025 da Fórmula 1.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.