O diretor da equipe McLaren, Andrea Stella, revelou que o carro de 2023 não será testado no novo túnel de vento, enquanto a equipe já foca no próximo ano.
Desde 2010, a McLaren alugava o túnel de vento da Toyota em Colônia, mas está em processo de transição para seu próprio túnel de vento, localizado dentro do MTC. Espera-se que o novo túnel facilite e acelere o desenvolvimento do carro, mas os benefícios só serão visíveis para os fãs da McLaren em 2024.
O novo túnel de vento da McLaren está quase pronto para entrar em operação. Contudo, o impacto desse equipamento atualizado só será sentido em 2024.
Stella confirmou que o carro de 2023 não será introduzido no novo túnel de vento, enquanto a equipe se concentra na campanha do próximo ano. “O que estamos trabalhando este ano tem muita relevância para o próximo,” disse ele à imprensa, incluindo PlanetF1.com. “Mas o modelo deste ano não será introduzido no novo túnel de vento. O novo túnel só terá o modelo do próximo ano.”
Com poucas mudanças nas regras entre 2023 e 2024, as equipes têm a vantagem de desenvolver o carro do próximo ano a partir de uma base sólida de entendimento.
Para a McLaren, que viu o seu carro passar pela maior transformação desde a primeira corrida no Bahrein, Stella observa que a estrutura do MCL60 é tão “intrincada” que qualquer progresso no carro do próximo ano não pode ser aplicado necessariamente ao carro deste ano.
“No modelo do próximo ano, não há muito que você possa desenvolver que possa ser aplicado ao carro deste ano, porque as coisas estão muito interligadas”, disse Stella, ex-integrante da Ferrari. “Então, é muito difícil ter uma solução que funcione. Mesmo que seja uma solução local que funcione no carro do próximo ano e depois possa ser aplicada a este ano, isso seria considerado como um teste. Mas preparar esse teste significa que alguém terá que liberá-lo, lançá-lo e produzi-lo em um período em que estamos completamente focados no carro do próximo ano, então vejo isso como improvável.”
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.