Max Verstappen revelou a preferência por um carro com ‘boa entrada de curva’, característica que seus companheiros de equipe na Red Bull Racing têm dificuldade em lidar.
O holandês é conhecido por buscar características extremas em seu carro, e a grande sensibilidade frontal fornecida pela Red Bull, é apontada como um dos fatores que o tornam um ‘matador de companheiros de equipe’.
Desde a saída de Daniel Ricciardo em 2018, Pierre Gasly, Alexander Albon e Sergio Perez tiveram problemas para se igualar a Verstappen. Apenas Perez conseguiu se manter na equipe, mas seu desempenho recente no RB20 colocou sua posição em dúvida.
O atual regulamento de efeito solo da Fórmula 1 parece produzir carros cada vez mais difíceis de se extrair performance enquanto são implementadas atualizações. Para a Red Bull, a preferência de Verstappen pode estar agravando a situação de Perez.
“Do meu ponto de vista, eu só gosto de ter uma boa entrada de curva”, disse Verstappen ao Formula.hu. “Eu gosto que o carro entre rápido e com força. Mas claro, tudo precisa estar equilibrado. Você não pode simplesmente jogar tudo na dianteira e esperar que a traseira siga, então você precisa encontrar um meio termo. E o meu meio termo pode ser diferente do de outra pessoa”, disse ele.
Ex-companheiros de equipe de Verstappen explicaram por que seu estilo de pilotagem dificulta a adaptação de outros pilotos.
Alexander Albon, atual piloto da Williams, descreveu em um artigo que a Red Bull constrói carros ‘centrados em Verstappen’ e que seu estilo distinto de pilotagem torna o carro difícil de sincronizar para muitos pilotos. Albon comparou a sensibilidade frontal de Verstappen a um jogo de tiro no computador: “É como colocar a sensibilidade do mouse no máximo. É assim que é pilotar aquele carro.”
No entanto, Verstappen afirma que seu setup é natural para ele. “Cada um tem seu estilo de pilotagem, então o que funciona para mim pode não funcionar para outro piloto. Mas esse piloto pode ter um estilo diferente e também ser rápido. Para mim, tudo parece muito natural do jeito que meu carro está configurado, porque é isso que eu gosto. Mas para outra pessoa, pode não ser o ideal. É assim que funciona”, encerrou o holandês.