A Red Bull é extremamente dominante na temporada 2023 da Fórmula 1, e a equipe conseguiu vencer todas as corridas até agora, incluindo a sprint realizada em Baku. O CEO da F1, Stefano Domenicali, também vê esse domínio, mas argumenta que há pouco que a categoria possa fazer a respeito, para tentar tornar as coisas mais equilibradas.
Max Verstappen e Sergio Perez se alternaram como vencedores de todas as corridas até agora. Nas qualificações ainda existem mais disputas pela pole position, mas nas corridas a vantagem do RB19 é enorme.
Muitas pessoas esperavam uma disputa pelo título entre as três principais equipes, Red Bull, Mercedes e Ferrari, em 2023, mas nada poderia estar mais longe da verdade, já que a Red Bull construiu um ótimo carro, e Domenicali concorda com isso.
“Neste ano precisamos dizer a verdade, a Red Bull fez um trabalho melhor que os outros, isso é fato. Mas seria imprudente dizer que o campeonato acabou”, disse o CEO da Fórmula 1 ao Financial Times.
A Red Bull é tão dominante que tem mais que o dobro dos pontos da segunda colocada no campeonato de construtores, a Aston Martin. No entanto, o CEO da F1 afirmou que há pouco que pode ser feito sobre esse domínio no momento, embora o italiano acredite que o pelotão estará mais próximo no futuro. “Não podemos intervir no rendimento das equipes. Tenho certeza que o que fizemos em termos de regulamentação financeira, vai ajudar a minimizar a lacuna no lado técnico”, concluiu Domenicali.
Isso realmente deve acontecer, mas ainda vai levar algum tempo. Por enquanto, as grandes equipes continuam tendo mais dinheiro para investir, mesmo ficando dentro do limite orçamentário, mas a médio prazo, a tendência é que fique um pouco mais equilibrado, se todas as equipes tiverem orçamentos parecidos na F1.