Após uma temporada desafiadora na Fórmula 1 em 2024, a Red Bull Racing já está concentrada no desenvolvimento de seu próximo carro, o RB21. O foco principal não será apenas gerar mais downforce, mas sim melhorar o equilíbrio e ampliar a janela de operação do carro. A equipe de Milton Keynes pretende evitar os problemas que a afastaram do título de construtores este ano.
Helmut Marko, consultor da equipe, afirmou que o ajuste fino na dirigibilidade será crucial para manter a confiança dos pilotos. “Sabemos o que precisa ser feito”, disse Marko em sua coluna na Speedweek. “O carro precisa ter uma janela de operação mais ampla, para que não fique instável com pequenas mudanças de temperatura ou ajustes técnicos. Mais downforce ajuda, mas o que realmente importa são os tempos de volta.”
Apesar de Max Verstappen ter conquistado o título de pilotos graças ao bom início de temporada, a Red Bull terminou apenas em terceiro no campeonato de construtores, ficando atrás da McLaren e da Ferrari. Para evitar um cenário semelhante em 2025, a equipe busca corrigir os pontos fracos identificados este ano.
Marko também destacou que o RB21 será projetado priorizando o estilo de pilotagem de Verstappen. “Temos o piloto mais rápido do grid, então é natural considerar suas preferências no desenvolvimento do carro. Desde que ofereçamos um carro competitivo, ele irá permanecer conosco”, acrescentou.
A expectativa é de que a disputa em 2025 seja ainda mais acirrada, já que o regulamento técnico se mantém estável. “No último ano de uma regra, é normal que o grid fique mais equilibrado. Os times tendem a copiar conceitos bem-sucedidos, o que aproxima o nível de desempenho.”
Outro ponto importante para a Red Bull, além dos ajustes técnicos para o novo carro, é que o time deve anunciar em breve sua dupla de pilotos para 2025. Há muitas especulações sobre a saída de Sergio Perez após um ano muito abaixo das expectativas, mas Marko negou rumores de transferências milionárias. “Haverá novidades nos próximos dias sobre nossa formação de pilotos. Há muitas especulações por aí, mas algumas cifras são absurdas”, completou o consultor da Red Bull.