Yuki Tsunoda vai estrear pela Red Bull neste final de semana, quando a Fórmula 1 realiza o Grande Prêmio do Japão, corrida marcada para este domingo (6) no circuito de Suzuka. O piloto, que passou os últimos anos na hoje chamada Racing Bulls, sonha conquistar um pódio em sua corrida de casa logo no primeiro GP na nova casa. Porém, o histórico da categoria máxima do esporte a motor mundial mostra que pódios para japoneses são raríssimos.

Ao longo dos 75 anos de história da F1, apenas três vezes japoneses subiram ao pódio, sendo duas delas em Suzuka. O primeiro deles foi Aguri Suzuki, que foi o terceiro colocado no GP do Japão de 1990 com uma Larrousse. Esta corrida é histórica para o Brasil, já que foi nela que Ayrton Senna conquistou o segundo título mundial, após acidente com Alain Prost na largada. Naquela ocasião, a vitória foi de Nelson Piquet, com Roberto Moreno em segundo.
A segunda vez ocorreria apenas 14 anos depois, em 2004. Naquela ocasião, Takuma Sato conquistou o terceiro lugar do Grande Prêmio dos Estados Unidos com uma BAR. A prova, disputada em Indianápolis, teve dobradinha da Ferrari, que venceu com Michael Schumacher, com Rubens Barrichello em segundo. Curiosamente, Sato marcaria seu nome na história do esporte a motor mundial no mesmo local, vencendo a Indy 500 em duas oportunidades.
Um piloto japonês voltaria ao pódio de um GP da Fórmula 1 apenas em 2012, quando Kamui Kobayashi completou a corrida em Suzuka com a terceira colocação com uma Sauber, segurando Jenson Button, então piloto da McLaren, nas voltas finais. A corrida foi vencida por Sebastian Vettel, da Red Bull, enquanto Felipe Massa, ainda defendendo a Ferrari, cruzou a linha de chegada com o segundo lugar.
Ao longo de sua trajetória na F1, Tsunoda disputou o GP do Japão em três oportunidades, sempre pela “equipe B” da Red Bull. O piloto, porém, passou longe de brigar por pódios nestas participações, e tem como melhor resultado o décimo lugar obtido em 2024, após iniciar a corrida em Suzuka da mesma posição.
Os treinos em Suzuka serão iniciados ainda na noite de quinta-feira, pelo horário de Brasília, a partir das 23h30. O Grande Prêmio do Japão está marcado para 2h de domingo, e contará com acompanhamento em tempo real de F1MANIA.NET.