A Sprint do Qatar foi repleta de ação e desafios, com os pilotos da equipe Alpine, Esteban Ocon e Pierre Gasly, enfrentando suas próprias batalhas na pista do Circuito Internacional de Lusail.
O dia começou com uma sessão de familiarização de 10 minutos, graças às mudanças nas Curvas 12 e 13 devido a preocupações com a segurança dos pneus. Na Qualificação Sprint, Ocon alcançou a SQ3 na décima posição, enquanto Gasly ficou logo atrás, na décima primeira. Ambos os pilotos optaram por uma estratégia agressiva com pneus macios, estando no meio da disputa por pontos durante a corrida. Ocon teve seu dia encerrado prematuramente após um incidente na décima volta envolvendo três carros, enquanto Gasly cruzou a linha de chegada em décimo, sendo posteriormente promovido à nona posição devido à penalização de Charles Leclerc.
Esteban Ocon elogiou o recente campeão, Max Verstappen: “Primeiramente, quero parabenizar o Max [Verstappen] por seu título hoje. Ele foi mais do que impressionante nesta temporada e merece totalmente. O que ele alcançou é uma inspiração para todos nós e é uma honra competir ao lado dele durante todos esses anos.” Sobre sua própria corrida, Ocon comentou: “Tivemos um bom começo de corrida, subindo três posições com algumas boas disputas nas primeiras voltas. Infelizmente, acabamos no cascalho após um incidente de corrida infeliz. Agora, olhamos para amanhã, onde tentaremos coletar pontos valiosos no Grand Prix.”
Pierre Gasly, por sua vez, também fez questão de parabenizar Verstappen e comentou sobre sua estratégia na Qualificação Sprint: “Em termos de hoje, foi um dia agitado para todos nós. Optamos pelos pneus macios e, infelizmente, não funcionou como esperado. No entanto, acho que fizemos um bom trabalho terminando próximo ao top oito. Amanhã será uma corrida desafiadora. Precisamos avaliar cuidadosamente nossa escolha de pneus e encontrar a melhor estratégia para a corrida. Sinto que haverá grandes oportunidades amanhã e daremos tudo de nós para obter um bom resultado.”
Com a alta degradação dos pneus evidente na corrida de hoje e a variedade na alocação de pneus, a corrida de amanhã promete ser uma batalha estratégica intrigante. A equipe Alpine espera aproveitar as lições aprendidas e buscar um resultado forte no circuito do Qatar.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.