A equipe Alpine deve passar por uma grande mudança de liderança, com informações de que Oliver Oakes, fundador da Hitech, está sendo considerado para substituir Bruno Famin como chefe da equipe na Fórmula 1. Famin assumiu o cargo de forma interina após o GP da Bélgica de 2023, e foi efetivado no cargo no início da atual temporada.
Famin acumula funções como Vice-Presidente de Motorsport e líder da divisão de motores Viry, mas a temporada 2024 tem sido desafiadora para a Alpine. Sob a direção de Famin, a equipe começou o ano com um carro não competitivo e atualmente está em oitavo no campeonato de construtores, com apenas nove pontos marcados.
A possível substituição de Famin por Oakes vem após a intervenção do CEO do Grupo Renault, Luca de Meo, que trouxe Flavio Briatore como consultor. Briatore já implementou mudanças significativas, incluindo a decisão de abandonar os motores Renault em favor dos da Mercedes, algo que estava sendo cogitado para acontecer em 2026, mas segundo os últimos relatos pode ocorrer já em 2025.
Oliver Oakes, cuja equipe Hitech compete nas categorias de base da Fórmula 1, como F2, F3, entre outras, desde 2015, poderia ser um nome surpresa para liderar a Alpine. Com uma carreira inicial como piloto e experiência no programa júnior da Red Bull, ele traz um histórico consistente no automobilismo.
Essa movimentação pode ser o início de um processo de venda da equipe Alpine, com a Renault considerando a saída do cenário da Fórmula 1 em um momento de dificuldades financeiras.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.