F1: Organização do GP da Austrália faz mudanças no circuito após acidente de Russell em 2024

Os organizadores do GP da Austrália de Fórmula 1, realizaram ajustes no circuito de Melbourne para evitar incidentes semelhantes ao grave acidente de George Russell na edição de 2024 e ao de Alexander Albon no ano anterior. As mudanças visam aumentar a segurança e reduzir o risco de carros voltarem à pista após um impacto forte.

Na última volta da corrida de 2024, Russell perdeu o controle de sua Mercedes, bateu e acabou ficando atravessado na pista, com outros carros passando perigosamente ao seu redor. O britânico chegou a pedir uma bandeira vermelha pelo rádio da equipe, evidenciando a gravidade da situação.

Tom Mottrom, diretor de eventos do GP da Austrália, confirmou ao Speedcafe que a curva 6 passou por modificações. “Há uma zebra de aproximadamente 90 metros ali. No passado, cerca de 50 metros dele era uma zebra inclinada, especialmente na entrada da curva 7”, disse ele.

Agora, toda a extensão da zebra foi substituída por um perfil mais rebaixado, evitando que os carros sejam impulsionados ao passarem sobre ela. Além disso, uma faixa de concreto de meio metro foi adicionada antes da caixa de brita, dando mais margem de manobra antes que os pilotos atinjam a área de escape.

Outra alteração importante foi o recuo de dois metros das barreiras de pneus e das proteções TecPro, além do aumento dessas estruturas na região. O objetivo é minimizar o risco de os carros voltarem para o traçado em caso de acidentes na curva.

Com as mudanças implementadas, a organização do GP da Austrália espera proporcionar mais segurança para os pilotos na edição de 2025, que abre a temporada em 16 de março.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.