F1
|
13 de junho de 2024 14:00

F1: Pague um, leve dois – Berger sugere que atrair Newey para a Mercedes pode levar Verstappen a sair da RBR

Gerhard Berger, ex-piloto de F1, acredita que se a Mercedes conseguir trazer Adrian Newey, engenheiro e projetista da Red Bull, para a equipe, Verstappen pode escolher trocar de assento.

A Mercedes está interessada em contratar Verstappen, mas o neerlandês não irá deixar a equipe com a qual conquistou três mundiais tão fácil. 

A RBR não está no seu melhor período de estabilidade política. Com as polêmicas envolvendo Christian Horner, a equipe não está em boa forma, havendo rumores de que Verstappen não estaria contente com a situação. A saída de Newey da equipe intensificou os comentários e as alegações de que o destino de Max era incerto.  

Depois do anúncio de que Lewis Hamilton iria para a Ferrari em 2025, a Mercedes está em busca do próximo companheiro de Russell. Toto Wolff, chefe da Mercedes, expressou seu interesse em um contrato com Verstappen. O neerlandês deve permanecer na RBR, no entanto, Gerhard Berger acredita que se a equipe alemã conseguir atrair Newey, também pode enlaçar Verstappen. 

“É obrigatório para qualquer equipe querer contratá-lo,” disse Berger sobre Newey. “Se ele optasse pela Mercedes, Verstappen estaria lá em pouco tempo. Newey é um gênio absoluto – onde ele está, há sucesso. Ele provou isso nos últimos 25 anos. No momento, no entanto, parece que Newey acabará na Ferrari”, completou.

“Se isso acontecer, e estou supondo que sim, uma nova era de sucesso poderia começar com o chefe da equipe Frederic Vasseur, Newey, Charles Leclerc e Hamilton. Na minha opinião, essa combinação poderia ser muito difícil de bater para os outros”. 

O futuro de Max pode não estar diretamente ligado ao de Newey, mas está ao de Helmut Marko, conselheiro da RBR. Na Arábia Saudita, Verstappen insinuou que se Marko saísse, ele também consideraria abandonar a equipe.

“Max está certamente em uma fase forte de reflexão no momento sobre como as coisas continuarão com ele sem seu mentor Helmut Marko e o guru técnico Newey,” disse Berger.

“A Red Bull é certamente a melhor solução no momento, mas Max tomará uma decisão difícil em favor de uma solução melhor assim que surgir uma oportunidade. Se ele perceber que seu carro está começando a enfraquecer e vir vantagens em outro lugar, ele aproveitará a oportunidade. Ele é movido pelo desempenho”.

“O chefe da equipe Mercedes, Toto Wolff, está se esforçando por ele, mas Max sabe que sua força de pilotagem provavelmente não seria suficiente para colocar a Mercedes de volta no caminho da vitória na situação atual”.

“O carro simplesmente não é rápido o suficiente, então só pode ser pelo lado técnico. Mas conhecendo a ambição de Toto Wolff, ele [liderará a equipe] para sair de suas dificuldades”, concluiu Berger. 



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.