Os rumores sobre uma possível mudança de Adrian Newey da Red Bull Racing para a Ferrari ganham cada vez mais força. Curiosamente, esse movimento poderia realizar um antigo desejo de Newey: trabalhar com Lewis Hamilton, que se transferirá para a Ferrari a partir da temporada 2025.
Newey, um dos projetistas mais renomados da Fórmula 1, já colaborou com grandes nomes como Ayrton Senna, Alain Prost e Sebastian Vettel. No entanto, Fernando Alonso e Lewis Hamilton nunca fizeram parte de sua lista.
Em entrevista ao podcast ‘Beyond the Grid’ em setembro de 2023, Newey lamentou a ausência desses pilotos: “Trabalhar com Fernando e Lewis teria sido fabuloso. Mas nunca aconteceu. Às vezes são apenas circunstâncias, é assim que as coisas funcionam”.
A possível mudança de Newey para a Ferrari, aliada a chegada de Hamilton na equipe italiana, torna essa parceria cada vez mais realista. Em 2022, Hamilton já havia demonstrado admiração pelo diretor técnico da Red Bull: “Eles são uma equipe incrível e fizeram um trabalho fenomenal. Adrian Newey geralmente não constrói carros ruins. Meu primeiro carro de campeonato (em 2007) foi uma evolução de um projeto dele”, disse Hamilton ao Daily Express na época.
Newey chegou na Red Bull em 2006, após deixar a McLaren. A equipe inicialmente enfrentou dificuldades com carros pouco confiáveis, até 2010, quando Sebastian Vettel conquistou o primeiro de seus quatro títulos consecutivos. O domínio da Red Bull foi interrompido pela ascensão da Mercedes e Lewis Hamilton, que venceu seis campeonatos seguidos.
No entanto, em 2021, Max Verstappen devolveu a Red Bull ao topo, conquistando o campeonato de pilotos. Desde então, Verstappen venceu mais dois títulos consecutivos, e a equipe também levou o campeonato de construtores em 2022 e 2023. A troca do motor Renault para Honda e o desempenho de Verstappen foram fatores cruciais para o domínio recente da Red Bull Racing, além do excelente trabalho realizado por Newey no projeto dos carros.