Foto: XPB Images
A colaboração entre Red Bull e Ford já está a todo vapor para a temporada de 2026 da Fórmula 1. A equipe austríaca e a montadora americana estão concentradas no desenvolvimento de suas unidades de potência. Para Otmar Szafnauer, ex-chefe de equipe da F1 e ex-gerente de programas da Ford nos EUA, a parceria tem todos os ingredientes para ser bem-sucedida.
“A Red Bull está conseguindo um parceiro muito competente e capaz”, afirmou Szafnauer ao PlanetF1, destacando a vasta experiência da Ford no automobilismo. A montadora americana não só teve sua própria equipe no passado como também foi responsável por unidades de potência que ajudaram equipes como Lotus e Williams a conquistar títulos.
Szafnauer, que já implementou a filosofia da Ford em seus trabalhos, falou sobre a mentalidade estratégica que a Ford trouxe ao automobilismo.
“Por exemplo, em 2023, você já começa a pensar em como será o carro de 2026. Você precisa garantir que tenha, pelo menos, três aerodinamicistas focados nesse projeto?” questionou.
“Você tem alguém trabalhando na interpretação dos regulamentos e em contato com a FIA? Sim, eu tenho. No lado da unidade de potência, há pessoal suficiente dedicando-se a 2026 para garantir competitividade? Existe essa lista de verificação, e ela funciona porque obriga a equipe a seguir um caminho planejado para o sucesso”, explicou.
Ele enfatizou ainda a importância de ter uma equipe focada no futuro, utilizando uma “lista de verificação” que força a equipe a planejar com antecedência. “Eu tinha três líderes de subprojetos, tanto para a manufatura quanto para compras, que eram responsáveis por garantir que as peças chegassem ao carro no prazo e com a qualidade correta. Essa era a responsabilidade deles”, concluiu Szafnauer.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.