F1: “Parem e vendam para a Andretti”, afirma gerente de equipe sobre futuro da Alpine

Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, anunciou recentemente a decisão de fazer da Alpine uma equipe cliente de unidades de potência, encerrando a fábrica de motores – o que causou muita revolta dos funcionários. Ainda não foi revelado o fabricante escolhido para fornecer as UPs em 2026, no entanto, a opção mais provável parece ser a Mercedes.

A marca alemã também provê motores para a Williams, e James Vowles, chefe de equipe do time, acredita que acrescentar um motor Mercedes ao carro da Alpine não irá solucionar os problemas da equipe.

“Vejo uma incógnita com a Alpine”, disse Vowles à Auto Motor und Sport. “Mesmo que comprem motores da Mercedes, eles estão muito atrás. Trabalhamos com a Mercedes desde 2014 e já estamos no meio do projeto para 2026 com eles.”

“Não dá para simplesmente instalar um motor na traseira do carro e esperar que funcione. E a Alpine ainda está em uma tendência de queda. Isso precisa ser interrompido primeiro antes que a virada possa ser iniciada”, acrescentou o britânico. “Na Williams, já passamos por isso.”

“Nós começamos o processo há um ou dois anos e já estamos razoavelmente estáveis.”

Frans Verschuur, veterano do automobilismo e gerente de equipe, comentou para a Ziggo Sport que a decisão da Renault é controversa, “se é devido a cortes [de gastos], então vendam a equipe”.

“O que a Renault fazia bem era construir motores. Eles sempre produziram campeões mundiais com eles”, disse ele. “Agora eles estão saindo disso e… o quê? Um Mercedes em um Alpine?”

“Simplesmente parem e vendam para a Andretti. Eles estão parando de fazer motores por causa de cortes? Então cortem completamente e vendam a equipe por US$ 800 milhões para a Andretti.”

“Aí sim vocês estão realmente cortando gastos”.

Recentemente, Flavio Briatore voltou para a Fórmula 1 como conselheiro da Alpine. Ralf Schumacher foi crítico do retorno do italiano.

“Ele, é claro, já não é mais o mais jovem, e dá para perceber”, disse à Sky Deutschland. “Espero que ele ainda consiga acompanhar, porque é preciso um esforço enorme para viajar pelo mundo todo.”

“Se eu tivesse que dizer quem parece mais jovem entre o Dr. [Helmut] Marko e Flavio, devo admitir que o Marko me passa uma impressão mais fresca – mas ele é na verdade um pouco mais velho, ou até bem mais velho”.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.