Pat Fry é oficialmente o novo diretor-técnico da equipe Williams na Fórmula 1, deixando a sua posição Alpine para retornar para sua terra natal, a Inglaterra.
A equipe Williams estava sem um diretor-técnico desde que Francois-Xavier Demaison deixou o cargo em dezembro. Por enquanto, Fry ainda continuará trabalhando para a Alpine, enquanto a equipe francesa busca um substituto.
A Williams está muito satisfeita com a chegada de Fry, que assumirá o cargo a partir de novembro de 2023. “Em nome de todos na Williams Racing, estou muito feliz por dar as boas-vindas a Pat. Seu conhecimento e experiência fortalecerão ainda mais as capacidades técnicas da equipe e a busca pela excelência, à medida que construímos o próximo capítulo da Williams”, escreve a escuderia. O chefe da equipe, James Vowles, também dá as boas-vindas à chegada de Fry. “Pat tem sido uma parte essencial das equipes vencedoras ao longo de sua carreira, ele é um dos especialistas mais respeitados em nosso setor e estou animado para começar a trabalhar com ele quando ele se juntar à equipe em novembro.”
O próprio protagonista também está ansioso pelo novo capítulo de sua carreira: “Estou entusiasmado por me juntar à Williams Racing como Diretor Técnico. A equipe tem uma rica herança na Fórmula 1 e estou animado para contribuir para o seu sucesso futuro. Acredito no potencial da equipe e, juntos, buscaremos a excelência dentro e fora da pista.”
O novo chefe da equipe Williams, James Vowles, está reconstruindo seu time. No passado, a equipe que pertencia a Sir Frank Williams, era uma das principais equipes da F1, conqusitando um total de nove campeonatos de construtores e sete de pilotos. Nos últimos anos, no entanto, a equipe caiu para as últimas posições no grid, mas vem apresentando uma lenta recuperação desde a temporada passada.
Pat Fry tem uma carreira sólida na Fórmula 1, tendo trabalhado para equipes como Benetton, McLaren e Ferrari, entre outras. Em 2019, ele retornou à Renault, que passou por uma mudança de nome em 2021 para Alpine.