Sergio Perez expressou no início do ano, sua ambição de disputar seriamente o título na Fórmula 1 em 2023, com seu companheiro de equipe, Max Verstappen. Nas duas primeiras corridas do ano, a Red Bull conseguiu uma dobradinha, com os dois pilotos se alternando em P1 e P2. Na Austrália no último final de semana, o holandês conquistou sua segunda vitória na temporada, enquanto Perez teve que se contentar com a quinta posição e o ponto extra pela volta mais rápida.
Perez já sabia na tarde de sábado em Melbourne, que uma repetição de sua vitória em Jeddah seria praticamente impossível, pois o mexicano ficou com seu RB19 preso na caixa de brita no Q1, o que o colocou na última posição para o grid de largada para o GP. A Red Bull aproveitou a situação para substituir algumas peças de seu carro, forçando Perez a largar do pit lane. Durante a corrida, Perez ainda teve sorte com vários abandonos que aconteceram, e terminou a corrida em P5.
Na disputa pelo campeonato, Perez perdeu pontos importantes. O consultor da Red Bull, Helmut Marko, falou na Sky Sports alemã: “Não foi o fim de semana dele (Perez), mas ele fez a volta mais rápida no final. Bem, pelo menos isso lhe dá satisfação depois de Jeddah.”
Marko continuou: “As pessoas sempre dizem que somos superiores quando tudo corre bem, mas nossos rivais Aston Martin, Ferrari e Mercedes já fizeram progressos”, finalizou o consultor da Red Bull.