F1: Penalidade de grid alivia pressão sobre Lawson no GP dos EUA

A Red Bull Racing anunciou que Liam Lawson fará seu retorno à Fórmula 1 no GP dos EUA, em Austin, nesse próximo final de semana, já com uma penalidade de grid por troca de motor. Lawson, que participou de cinco corridas com a equipe irmã da Red Bull, então chamada AlphaTauri, a atual RB na temporada passada, completará as seis etapas restantes da atual temporada com a RB como substituto de Daniel Ricciardo.

O neozelandês revelou que sua promoção como piloto titular no restante da atual temporada, será usada como um teste para mostrar que ele merece um lugar no grid em 2025. No entanto, a pressão sobre Lawson está prestes a aumentar ainda mais, pois o chefe da Red Bull, Christian Horner, indicou que ele tem uma chance de conseguir um lugar na equipe principal, no lugar de Sergio Perez.

“A primeira corrida de Liam não será muito relevante, porque ele tem uma penalidade de motor”, disse o consultor da Red Bull, Helmut Marko à Motorsport-Total. “Perde dez posições no grid não torna a vida exatamente mais fácil em Austin.”

O chefe da Red Bull, Christian Horner confirmou os comentários de Marko, afirmando que o retorno de Lawson à F1 chegará com expectativas aliviadas devido a circunstâncias fora de seu controle.

“Bem, em Austin, ele terá uma penalidade de motor de qualquer maneira, então ele tem um retorno um pouco mais suave”, disse Horner no podcast F1 Nation, se referindo à pressão sobre o piloto.

Mas Horner afirmou que Lawson será avaliado assim que for colocado em um nível igual ao de seu companheiro de equipe Yuki Tsunoda, a partir do México.

O piloto reserva da Red Bull impressionou quando substituiu Ricciardo na temporada passada, superando Tsunoda, que marcou 22 pontos a mais que Ricciardo este ano, três vezes em quatro corridas.

Mas com o piloto japonês tendo dado passos notáveis em sua quarta temporada este ano, Horner está prevendo que Lawson enfrentará um teste mais difícil gora. “Claro, Liam será medido contra seu companheiro de equipe. Ele foi muito rápido contra Yuki no ano passado. Acho que o Yuki deu um passo à frente novamente este ano, então vai ser fascinante ver o quão rápido ele (Lawson) se adapta, o quão rápido ele lida com isso”, finalizou Horner.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.