F1: Perdeu a corrida? Veja tudo o que rolou no GP da Arábia Saudita 2025

Se você perdeu o Grande Prêmio da Arábia Saudita de Fórmula 1 neste domingo (20), a vitória de Oscar Piastri marcou um ponto de virada na temporada 2025 — e sim, teve polêmica logo na largada. O piloto da McLaren venceu a quinta etapa do campeonato no circuito de Jeddah e assumiu a liderança do Mundial de Pilotos. Max Verstappen, punido por cortar caminho para defender a posição na primeira curva, terminou em segundo. Charles Leclerc completou o pódio para a Ferrari.

A prova começou agitada. Piastri tentou atacar Verstappen por fora na primeira curva, mas o neerlandês espalhou, saiu da pista e voltou à frente. O incidente gerou investigação e resultou em uma punição de cinco segundos para o tetracampeão, que acabou cumprindo a penalidade durante o pit-stop e caiu para quinto naquele momento da corrida.

Lando Norris, que havia batido na classificação e largou apenas em décimo, protagonizou uma corrida de recuperação forte e terminou em quarto. Com isso, a McLaren saiu de Jeddah com mais uma vitória e ambos os pilotos no top 4, ampliando sua vantagem nos dois campeonatos.

George Russell e Kimi Antonelli chegaram em quinto e sexto com a Mercedes, enquanto Lewis Hamilton finalizou em sétimo. A Williams também brilhou no Oriente Médio: Carlos Sainz foi o oitavo, e Alexander Albon, o nono. Isack Hadjar, da Racing Bulls, fechou a zona de pontuação.

A corrida teve ainda uma interrupção logo na primeira volta, após um toque entre Yuki Tsunoda e Pierre Gasly, que tirou ambos da prova e forçou a entrada do safety car. “Não acho que tenha sido intencional, mas ele perdeu a frente e me jogou no muro”, disse Gasly à Band.

Gabriel Bortoleto, representando a Sauber, aproveitou o safety car para fazer seu pit-stop e, apesar da estratégia, cruzou a linha de chegada em 18º, sem conseguir entrar na briga por pontos. Ele ainda se envolveu em uma disputa intensa com Liam Lawson e Fernando Alonso no pelotão de trás.

Lá na frente, a vitória de Piastri foi construída com ritmo consistente, estratégia certeira e uma boa dose de sorte com a punição de Verstappen. A ultrapassagem de Leclerc sobre Russell nas voltas finais garantiu o último lugar no pódio para o monegasco.

Com o resultado, Oscar Piastri lidera agora o Mundial de Pilotos com 99 pontos, seguido por Lando Norris (89) e Max Verstappen (87). A próxima etapa será o GP de Miami, nos Estados Unidos, entre os dias 2 e 4 de maio, onde a expectativa é de mais uma disputa apertada pelas primeiras posições.

Resultado do GP da Arábia Saudita – Fórmula 1 2025:
1) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
2) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
3) Charles Leclerc (Ferrari)
4) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
5) George Russell (Mercedes)
6) Kimi Antonelli (Mercedes)
7) Lewis Hamilton (Ferrari)
8) Carlos Sainz (Williams/Mercedes)
9) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
10) Isack Hadjar (Racing Bulls/Honda RBPT)
11) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
12) Liam Lawson (Racing Bulls/Honda RBPT)
13) Oliver Bearman (Haas/Ferrari)
14) Esteban Ocon (Haas/Ferrari)
15) Nico Hülkenberg (Sauber/Ferrari)
16) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
17) Jack Doohan (Alpine/Renault)
18) Gabriel Bortoleto (Sauber/Ferrari)
OUT) Yuki Tsunoda (Red Bull/Honda RBPT)
OUT) Pierre Gasly (Alpine/Renault)

🎥 Vídeos mais recente