Sergio Pérez afirmou recentemente que os pilotos da Red Bull enfrentam uma atenção da mídia “provavelmente pior” do que outros na Fórmula 1, com companheiros de grid também passando por dificuldades, mas sem o mesmo nível de atenção.
Mesmo depois de garantir o segundo lugar no campeonato de pilotos do ano passado, a Red Bull não apenas manteve o contrato de Pérez para 2024, mas também ofereceu um novo acordo após o Grande Prêmio de Mônaco deste ano.
Pérez entrou na pausa de verão enfrentando uma sequência de nove corridas sem subir ao pódio, com sua posição caindo para o sétimo lugar no campeonato de pilotos e a McLaren se aproximando no campeonato de construtores, o chefe da equipe, Christian Horner, declarou que a Red Bull “não pode correr com uma perna só”.
Uma semana depois, Horner anunciou na sede da equipe em Milton Keynes que Pérez permaneceria como piloto da Red Bull “após as férias de verão”. Isso, pelo menos temporariamente, encerrou as especulações sobre quem pilotaria o carro quando a F1 retornasse com o Grande Prêmio da Holanda, mas ainda deixou dúvidas sobre a temporada de 2025.
Pérez acredita que os pilotos da Red Bull têm que lidar com uma pressão mais intensa do que outros na F1: “Acho que, quando você olha, houve outros pilotos que tiveram um período semelhante de más corridas, mas não é tão perceptível.Acho que na Red Bull há muita conversa o tempo todo na mídia e o escrutínio é provavelmente pior para os pilotos da Red Bull, com certeza.”
Desde o início de sua carreira, Pérez está acostumado com a pressão: “Eu cresci naqueles dias em que, se eu não vencesse uma corrida, eu não sabia se iria participar da próxima. Então, acho que já estava acostumado com muita pressão na minha carreira, então não é algo diferente na Fórmula 1. Os pilotos de Fórmula 1 estão realmente acostumados com esse tipo de pressão,”
Com cerca de 10 corridas restantes para garantir seu futuro na Red Bull, Pérez destaca que deve ser julgado por sua posição no final da temporada: “Não é fácil, obviamente é difícil porque você sabe que está no centro das atenções do esporte,” afirmou. “Mas mais do que as emoções, é realmente difícil sair delas e como você não as deixa te derrubar, vendo-as como uma potencial,” disse ele.
Pérez acrescenta que o esporte oferece constantes oportunidades de recuperação: “Sempre há uma oportunidade, essa é a beleza deste esporte. Você é tão bom quanto sua última corrida. Então, estou realmente trabalhando para colocar minha temporada de volta nos trilhos e essa é a principal prioridade.”
“Como eu disse antes, só vamos lembrar onde terminei em Abu Dhabi, então para mim, se eu puder ter algumas boas corridas pela frente e colocar meu campeonato de volta nos trilhos, minha temporada pode parecer bem diferente do que está parecendo no momento. Não preciso que ninguém me diga se foi uma boa corrida ou uma má corrida. Tenho experiência suficiente para saber que tipo de desempenho eu tive, e como eu disse, o foco principal para mim é realmente colocar a temporada de volta nos trilhos,” finalizou.