F1
|
3 de outubro de 2023 09:54

F1: Perez cita nacionalidade como motivo de críticas

O piloto da Red Bull, Sergio Perez, afirmou que a reação geral ao acidente de George Russell no GP de Singapura, prova que seus próprios incidentes são tratados com mais rigor devido à sua nacionalidade.

A temporada de Perez na Red Bull tem sido difícil, com o piloto mexicano enfrentando dificuldades que o deixaram 177 pontos atrás de seu companheiro de equipe, Max Verstappen. Após vencer duas das quatro primeiras corridas, um acidente na classificação em Mônaco desencadeou uma série preocupante, em que Perez não conseguiu avançar para o Q3 em cinco finais de semana consecutivos.

Recentemente, Perez teve um fim de semana catastrófico em Suzuka, qualificando-se a seis décimos de Verstappen antes de colidir com Kevin Magnussen e abondonar a corrida.

No entanto, Perez acredita que seus erros são ampliados mais do que os de outros pilotos devido ao seu local de nascimento, sugerindo que Russell foi criticado menos por sair da pista enquanto estava em posição de pódio na última volta em Singapura.

“Vimos isso com Russell”, disse Perez, citado pelo jornal Marca. “Ele saiu da pista estando em terceiro lugar na última volta, mas você não ouve ninguém falar sobre isso. Se algo assim acontece na Red Bull, imediatamente você tem trezentos canais de mídia em cima de você dizendo que você deve sair da equipe.”

“Esse tipo de coisa acontece frequentemente na Fórmula 1 e é assim que funciona em um ambiente de equipe. Além disso, tenho a sensação de que o fato de eu ser mexicano também tem uma grande influência”, acrescentou.

Perez já afirmou anteriormente que pilotos não europeus, enfrentam mais dificuldades para progredir nas categorias profissionais do automobilismo.

A nacionalidade do piloto de 33 anos voltou às manchetes recentemente, após o consultor da Red Bull, Helmut Marko, atribuir seu desempenho oscilante em 2023 à sua etnia.

“Vamos lembrar que ele é sul-americano, e ele não está tão focado quanto Max Verstappen ou Sebastian Vettel estavam”, afirmou Marko na ServusTV.

Marko pediu desculpas rapidamente pelo ‘comentário ofensivo’, em um comunicado, dizendo: “Não acredito que possamos generalizar sobre pessoas de qualquer país, raça ou etnia”.

Perez afirmou que também aceitou um pedido de desculpas pessoal do austríaco.

“Sim, tive uma conversa particular com ele. Ele pediu desculpas, e isso foi o mais importante para mim”, disse Perez em Singapura.

“Basicamente, seguimos em frente. Tenho um relacionamento pessoal com ele, e acho que você sempre tem esses sentimentos quando vê esse tipo de coisa. Conhecer a pessoa ajuda muito, porque sei que ele não quis dizer dessa forma. Aceitei seu pedido de desculpas, porque conheço Helmut pelo relacionamento pessoal que temos”, concluiu o mexicano.

No entanto, Marko recebeu uma advertência por escrito da FIA, órgão regulador da Fórmula 1, após o infeliz comentário, que além de ser xenofóbico, mostrou desconhecimento de Marko, já que o México fica na América do Norte e não na América do Sul.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.