Sergio Perez protagonizou um momento no mínimo curioso no início da corrida Sprint do GP do Catar de Fórmula 1. O piloto da Red Bull Racing, que largou do pit lane após ajustes no carro, demorou a deixar a área dos boxes, mesmo com o sinal verde. A manobra, que inicialmente pareceu estranha, foi intencional (segundo o piloto mexicano) e parte de uma estratégia elaborada pela equipe.
Em entrevista à Viaplay, Perez afirmou que a ideia era ganhar o máximo de ar limpo possível para avaliar as mudanças feitas no carro durante o ‘Parque Fechado’. “O principal objetivo hoje era ter o máximo de ar limpo, por isso eu não tinha pressa em sair, pois queríamos ter uma boa leitura das alterações no carro”, disse o mexicano.
A estratégia da Red Bull foi confirmada pela equipe, que informou ainda que a intenção era permitir que Franco Colapinto, outro piloto que largou do pit lane, saísse à frente. “Ele (Colapinto) estava com mais pressa do que nós e não era a nossa prioridade”, completou Perez.
Essa manobra utilizada por Perez e pela Red Bull, também gerou debates entre os fãs e comentaristas, que discutiram a legalidade e a eficácia da tática. Isso considerando que foi realmente uma estratégia pré-concebida, e não um simples erro do piloto mexicano.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.