Sergio Pérez liderou a última sessão de treino livre da F1 da temporada 2022. No quente sábado (19) de TL3 em Abu Dhabi, o competidor surgiu na parte final para fazer a melhor volta e ficar na primeira posição da tabela de tempos.
A atividade realizada em Yas Marina nesta manhã aconteceu com altíssimas temperaturas e que não refletiam as verdadeiras condições da corrida do domingo. Por isso, muitos pilotos demoraram a deixar os boxes para as voltas cronometradas.
Então, com a marca de 1min24s982 , foi suficiente para que o mexicano da Red Bull fechar o treino livre como o mais veloz do pelotão. Na segunda colocação apareceu seu companheiro Max Verstappen, com 0152 do ponteiro da tabela e fechando a dobradinha do time.
Quem fechou a sessão na terceira colocação foi Lewis Hamilton com George Russell e Lando Norris completando os cinco primeiros. Entre o primeiro e o nono, Sebastian Vettel, apenas 1s separou os competidores.
Saiba como foi o terceiro treino livre do GP de Abu Dhabi da F1:
Chegou a hora do último treino livre da temporada 2022 da F1. O tempo estava bastante quente, mais do que na sexta-feira, e o termômetro indicava 30ºC e o asfalto já batendo 44ºC – temperaturas mais altas do que o esperado para a corrida.
As luzes se apagaram liberando o início da sessão, mas os pilotos não estavam com pressa para deixar os boxes. Sebastian Vettel e Lance Stroll chegaram a sair, mas sequer completaram o giro rápido.
Enquanto isso, a dupla da Ferrari era a primeira a, de fato, acelerar em Abu Dhabi. Com 1min27s821, Carlos Sainz foi o primeiro a anotar uma marca e, pouco depois, com 2min11s128, Charles Leclerc se colocou em segundo.
A Mercedes, então, mandou seus dois competidores calçando os pneus macios. Portanto, quando fechou sua volta rápida, Lewis Hamilton saltou para primeiro com 1min26s040, com George Russell a 0s490 do companheiro.
Ainda havia alguns competidores que não haviam deixado os boxes nos primeiros 20 minutos da sessão. Muitos esperavam as condições do traçado esfriarem e se aproximarem mais às condições da corrida – os pilotos da Red Bull eram exemplos.
Vettel e Lando Norris pareciam sofrer com o superaquecimento dos freios. Enquanto o titular da Aston Martin lidava com fumaça saindo do carro, o inglês da McLaren conseguiu ainda se colocar na nona colocação da tabela.
Quase metade da sessão já completada, 34 minutos para o encerramento do treino, Max Verstappen era o único ainda não ter feito uma volta cronometrada. O motivo é para não desgastar tanto o pneu por conta das altas temperaturas.
Pierre Gasly voltava para os boxes em uma baixa velocidade e, no rádio, contou à AlphaTauri que “algo está quebrado”. Aparentemente, o francês pegou uma zebra um pouco mais violentamente e danificou o carro.
Isso provocou com que uma peça de seu carro acabasse se desprendendo e ficasse na pista. Para recolher o detrito, foi dada uma bandeira vermelha, que rapidamente foi convertida em verde.
Restando 25 minutos para o encerramento da sessão, a ordem na tabela era Sergio Pérez na primeira colocação com 1min25s861. Hamilton, Leclerc, Fernando Alonso e Esteban Ocon, mostrando bom desempenho da Alpine, fechavam o top-5.
Neste ponto do treino em Yas Marina, a maior parte dos competidores estava nos boxes, muito motivado pelas temperaturas pouco próximas das condições da corrida. Os únicosno traçado eram Lewis, Charles, Sainz, Yuki Tsunoda e Verstappen.
Com 1min24s982, o mexicano da Red Bull saltou para a primeira colocação e fez o melhor tempo do final de semana até o momento. A 0s240, Hamilton vinha em segundo, com Russell em terceiro.
Os competidores estavam, em sua grande maioria, calçando o pneu vermelho e, portanto, o mais macio. As únicas exceções eram Leclerc e Sainz, que vinham com tanque cheio para simulações de corrida, Tsunoda e Gasly, todos de médio.
Bandeira quadriculada e Pérez ficou com o melhor tempo não apenas da sessão como também do final de semana até o momento. Verstappen e Hamilton fecharam o top-3 do treino livre 3.