Sergio Pérez não teve um dia nada fácil na Austrália. Primeiro, durante o TL3, o mexicano saiu diversas vezes da pista por conta de problemas no freio do RB19. Na classificação, sequer conseguiu dar uma volta rápida ao escapar na curva 3 e ficar atolado na brita.
O piloto da Red Bull se classificou em último, contudo, ainda foi ameaçado de ficar fora da disputa do GP da Austrália ao infringir a regra dos 107% do Regulamento Esportivo da Fórmula 1.
O regulamento prevê que os carros que não estiverem dentro de 107% da melhor marca da sessão não podem participar da prova. Dessa forma, a Red Bull fez uma solicitação à FIA para avaliar a situação e permitir a corrida de Pérez.
Logo após a sessão, a organização divulgou um comunicado confirmando que “os comissários receberam um pedido da Oracle Red Bull Racing para permitir que o carro 11 iniciasse a corrida, apesar de não ter conseguido definir um tempo de classificação dentro de 107% do tempo mais rápido estabelecido no Q1.”
“De acordo com o artigo 39.3 do Regulamento Esportivo, os comissários concedem permissão ao carro 11, Sergio Pérez, para iniciar a corrida, pois o piloto estabeleceu tempos satisfatórios nos treinos neste evento.”
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.