F1
|
2 de outubro de 2022 12:11

F1: Perez larga bem, passa Leclerc e vence o GP de Singapura

Sergio Perez venceu o Grande Prêmio de Singapura, 17ª etapa da temporada 2022 da Fórmula 1, realizado neste domingo (2) no circuito instalado nas ruas da Marina Bay.

Foi a segunda vitória da carreira de Perez, a segunda na temporada de 2022 depois do GP da Arábia Saudita. O piloto da Red Bull, que partiu da segunda posição do grid, tracionou bem após o sinal verde e superou Charles Leclerc, da Ferrari, antes mesmo da primeira curva para liderar a corrida.

Entre vários safety cars físicos e virtuais, Perez manteve a primeira posição para receber a bandeira quadriculada mais de cinco segundos à frente de Leclerc, que teve que se contentar com a segunda posição no pódio.

Apesar disso, Perez foi para investigação dos comissários por “conduta inadequada atrás do safety car”. Em um primeiro momento, Perez chegou a ultrapassar o safety car e, em outro, aproximou-se perigosamente. Se punido, o mexicano perde 10 segundos e, com isso, a vitória. Os comissários avisaram que a investigação será realizada após a corrida.

Carlos Sainz, da Ferrari, completou o pódio na terceira posição depois de superar Lewis Hamilton na largada. Os dois tocaram por duas vezes, enquanto o espanhol levou a melhor sobre o heptacampeão. Hamilton não teve uma boa corrida e terminou apenas na P9.

A McLaren conseguiu o melhor resultado do ano com sua dupla de pilotos. Lando Norris terminou em quarto e Daniel Ricciardo em quinto.

Lance Stroll foi o sexto colocado para a Aston Martin, que viu Vettel terminar em oitavo depois de ser superado por Max Verstappen nos estágios finais do GP.

Verstappen largou muito mal e caiu da P8 para a P12. Em uma corrida de recuperação, o líder do campeonato errou ao tentar ultrapassar Norris e foi obrigado a ir para os boxes. Depois de superar Hamilton e Vettel, Verstappen recebeu a bandeira quadriculada na P7.

Pierre Gasly, da AlphaTauri, completou a zona de pontuação em 10º.

A corrida

Perez teve mais tração na largada e assumiu a liderança antes mesmo da Curva 1. Charles Leclerc teve a mesma velocidade de reação do mexicano, 0,29s, mas perdeu velocidade ao longa da reta e foi ultrapassado.

Sainz e Hamilton tocaram por duas vezes. No sinal verde, o piloto da Ferrari pulou na frente do britânico com um toque entre os dois, antes do espanhol encurtar o traçado de Hamilton e um novo contato acontecer. Hamilton foi para fora da pista, mas retornou atrás de Sainz na quarta posição.

Verstappen largou muito mal. O piloto da Red Bull não teve tração e foi passado por vários pilotos. O holandês cortou a primeira chicane, enquanto três carros dividiam a curva e caiu para a P12.

Na sétima volta, Nicholas Latifi tocou em Guanyu Zhou. O chinês estava por fora e foi empurrado pelo piloto da Williams. Ambos abandonaram a corrida e o safety car entrou na pista para a retirada dos carros.

O safety car deixou a pista na volta 10. Perez largou muito bem e manteve a P1. Apenas Verstappen passou por Gasly e era o P7. O piloto da Red Bull estava sob investigação por uma disputa com Kevin Magnussen ainda na primeira volta.

Perez abria uma boa vantagem para Leclerc quando Fernando Alonso parou com problemas no motor Renault. O safety car virtual foi ativado e Russell foi aos boxes para colocar pneus slicks médios. O primeiro na pista com pneus para pista seca.

Na volta 26, Ocon parou na pista e novamente o safety car virtual foi ativado. Hamilton escapou da pista e danificou sua asa dianteira. O piloto da Mercedes retornou imediatamente à frente de Verstappen, que disputava posição com Norris.

Hamilton foi aos boxes para trocar sua asa dianteira danificada e aproveitou para colocar pneus slicks, já que Russell era o mais rápido na pista com os pneus para seco. Foi o caso de alguns pilotos e também de Yuki Tsunoda.

O japonês da AlphaTauri voltou com compostos médios, mas não completou uma volta. Tsunoda perdeu a aderência e foi direto para as proteções, com um novo safety car entrando na pista.

O cronômetro foi ativado com 40 minutos para o fim da corrida, que terminaria por tempo e não por número de voltas

Na relargada, Verstappen tentou uma manobra sem sucesso sobre Norris e acabou indo para fora da pista. O holandês voltou à frente de Hamilton, na P8, mas precisou ir aos boxes e caiu para a P12.

A direção de prova avisou que Perez seria investigado após a corrida por conduta inadequada atrás do safety car.

Quando restavam 26 minutos para o fim da corrida, o uso do DRS foi liberado.

Perez liderava, seguido por Leclerc e Sainz. A McLaren seguia com sua dupla de pilotos, Norris em quarto e Ricciardo em quinto.

Depois que Vettel passou por Hamilton, a Aston Martin ocupava a P6 com Stroll e a P7 com o alemão. Hamilton pressionava Vettel, até com o DRS, mas não conseguia aproximação suficiente para a ultrapassagem.

Depois de algumas voltas, Verstappen, que era o nono colocado, chegou para a disputa da sétima posição.

Hamilton tentou passar Vettel, errou e deixou o caminho livre para Verstappen assumir a P7.

Perez continuava abrindo vantagem para Leclerc e cruzou a linha de chegada mais de cinco segundos à frente do piloto da Ferrari para vencer o Grande Prêmio de Singapura.

Confira o resultado do GP de Singapura de F1:
1) Sergio Pérez (Red Bull) , 59 voltas
2) Charles Leclerc (Ferrari) , +7.595
3) Carlos Sainz Jr. (Ferrari) , +15.305
4) Lando Norris (McLaren/Mercedes) , +26.133
5) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes) , +58.282
6) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) , +1’01.330
7) Max Verstappen (Red Bull) , +1’03.825
8) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes) , 1’05.032
9) Lewis Hamilton (Mercedes) , 1’06.515
10) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull) , +1’14.576
11) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari) , +1’33.844
12) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) , +1’37.610
13) Mick Schumacher (Haas/Ferrari) , + 1 volta
14) George Russell (Mercedes) , + 2 voltas
OUT) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull)
OUT) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
OUT) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
OUT) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
OUT) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
OUT) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.