Alex Albon revelou o principal problema da Williams na temporada 2024 da Fórmula 1, o peso do carro. O FW46 está acima do peso ideal, o que prejudica a performance da equipe.
Em 2024 a Williams optou por uma estratégia de desenvolvimento diferente, com atualizações gradativas ao longo do ano. No ano passado, a equipe apostou em um único pacote de atualizações bem mais extenso.
Reduzir o peso do carro é a prioridade, mas esse tipo de atualização é dispendioso. A Williams precisa equilibrar o investimento entre melhorias aerodinâmicas e a redução de peso do carro.
“Ainda há muito desempenho para ser extraído do peso”, disse Albon. “Estamos longe de onde queremos estar. Temos atualizações chegando, mas o foco no momento está mais no peso do que na parte aerodinâmica. É uma questão financeira, porque perder peso também não é barato.”
O piloto britânico-tailandês acredita que a Williams estará mais forte em 2025, já que o desenvolvimento deste ano será transportado para o próximo. O grande desafio, porém, é o peso. Se a equipe conseguir resolver essa questão, o futuro parece promissor.
“Estamos em um caminho de desenvolvimento um pouco diferente”, disse Albon. “Este ano, são atualizações menores a cada corrida. O ano passado foi um grande salto, no mesmo fim de semana do ano passado. O desenvolvimento continua importante, pois o regulamento não muda em 2025. O que ganharmos agora, levamos para o ano que vem. A maior coisa para nós é garantir que atingimos as metas de peso. Se acertarmos os fundamentos, daremos um grande passo como equipe em 2025”, finalizou Albon.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.