Oscar Piastri, piloto da McLaren, está disposto a seguir ordens de equipe para ajudar seu companheiro Lando Norris na disputa pelo título de pilotos na temporada 2024 da Fórmula 1, mas deixou claro que isso ocorrerá apenas em situações que façam sentido. Apesar de Piastri ter vencido o GP do Azerbaijão, sua diferença de 94 pontos para Max Verstappen na tabela o coloca como uma opção menos viável na luta pelo título em comparação com Norris, que está 52 pontos atrás do líder.
Falando à Auto Motor und Sport, Piastri afirmou que, embora não goste de ordens de equipe, entende a importância de pensar no sucesso coletivo. “Nenhum piloto gosta de ordens de equipe contra si, mas estou disposto a ajudar Lando nas corridas finais se necessário. Ele tem uma chance mais realista de ganhar o título. Porém, isso não é um cheque em branco. Deve fazer sentido para mim deixá-lo passar”, disse o australiano.
A McLaren, que implementou uma política interna de favorecimento a Norris após o GP da Itália, está focada em conquistar o título de construtores pela primeira vez desde 1998. Piastri reconhece que as decisões de equipe precisam ser cuidadosamente ponderadas para que ambos os pilotos possam contribuir para o objetivo maior. “Sacrificar minha corrida para ajudar Lando não ajudará a equipe a conquistar o título de construtores”, afirmou Piastri, destacando que as decisões serão tomadas caso a caso.
O australiano ainda lembrou do apoio que recebeu de Norris na corrida em Baku, quando o britânico segurou Sergio Perez, da Red Bull, garantindo a vitória de Piastri. “Baku mostrou como jogamos em equipe na McLaren. Se Lando não tivesse segurado Perez após a primeira parada, talvez eu não tivesse vencido. Ele teve uma participação na minha vitória”, completou Piastri.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.