Oscar Piastri, piloto da McLaren, está focado em melhorar seu desempenho em voltas rápidas para a temporada 2025 da Fórmula 1. O australiano, que conquistou sua primeira vitória na categoria em 2024, reconheceu que, embora tenha feito progressos em várias áreas, ainda precisa de mais consistência nas sessões de classificação.
“Minhas sessões de classificação talvez não tenham melhorado tanto quanto eu esperava”, afirmou Piastri ao Speedcafe. “Sinto que houve bons momentos em todos os critérios necessários como piloto, mas ainda não consigo juntar tudo com frequência suficiente. No ano passado, senti que me faltavam algumas ferramentas, mas agora acredito que tenho todas. O próximo passo é usá-las de forma consistente, o que deve me trazer mais sucesso.”
Apesar de nunca ter conquistado uma pole position, Piastri esteve próximo em várias ocasiões, largando da segunda fila em circuitos como Ímola, Mônaco, Hungria, Monza, Baku e Abu Dhabi.
Outro tema abordado por Piastri foi a polêmica em torno das chamadas ‘regras papaya’, ou ordens de equipe na McLaren, que geraram discussões em 2024. No entanto, o australiano minimizou a relevância do tema, destacando que as ordens foram aplicadas apenas uma vez, durante a corrida Sprint em São Paulo.
“Sim, houve muito mais conversa externamente do que internamente”, disse ele. “Claro, discutimos bastante para definir as regras e os limites. Mas como eu disse, a única vez que realmente aconteceu foi na corrida Sprint no Brasil”, acrescentou.
Piastri ainda reforçou seu comprometimento com a equipe: “Desde o início, para mim, ficou claro que eu ajudaria. Após a corrida em Interlagos, o campeonato ficou mais difícil para Lando (Norris), mas acho que isso reduziu bastante o barulho quando deixei ele passar”, completou o piloto australiano.
Com a McLaren consolidada mais uma vez como uma das principais equipes na F1, Piastri busca alavancar sua evolução em 2025, mirando desempenhos ainda mais consistentes e resultados que solidifiquem sua posição entre os melhores do grid.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.