F1: Piastri furioso com punição por limite de pista

Oscar Piastri está furioso com a decisão ‘constrangedora’ dos comissários de prova do GP da Áustria de Fórmula 1, em deletar sua volta mais rápida por exceder os limites da pista na sessão de classificação.

Na sessão, Piastri cravou um tempo que lhe daria o terceiro lugar no grid, atrás apenas de Max Verstappen e do companheiro de equipe Lando Norris. No entanto, a volta foi deletada por uma suposta violação de limites na curva 6.

Com a punição, o piloto da McLaren caiu para a sétima colocação. O curioso é que punições por limites de pista não vinham sendo um problema na Áustria neste final de semana, principalmente após as reformas feitas no Red Bull Ring para evitar o caos de 2023, quando 1.200 violações foram registradas apenas na corrida.

Foram colocadas áreas de escape com caixa de brita nas curvas 6, 9 e 10 para impedir que os pilotos abusem dos limites. Piastri, no entanto, alega que sequer saiu da pista e que a McLaren vai recorrer da decisão.

“Para mim, é constrangedor. Fazem todo esse trabalho com limites de pista, colocam brita em alguns lugares, e eu nem saí da pista, eu me mantive nela”, disse ele à Sky Sports F1.

“Foi provavelmente a minha melhor curva 6, e ela é deletada. Não sei por que gastaram centenas de milhares ou milhões tentando mudar as últimas duas curvas, quando há outras saídas de pista possíveis. De qualquer forma, todos os outros se mantiveram na pista, e eu também”, acrescentou.

Piastri também criticou a punição por ter sido aplicada em uma manobra no limite do carro. “Foi a melhor tomada de curva 6 que fiz, estava bem no limite da pista, e acho que é isso que todos querem ver”, acrescentou.

“Gastamos tanto esforço para nos livrar desses problemas, e não há razão para esta curva ser um problema de limites de pista, especialmente quando você se mantém na pista como eu fiz. Obviamente, sendo o único que sofreu com isso, provavelmente estou mais furioso no momento, mas é constrangedor ver que nos esforçamos para chegar ao limite do que podemos fazer, e se eu estivesse um centímetro mais largo, estaria na brita e estragaria minha volta de qualquer maneira”, completou o australiano.