O GP de Las Vegas de Fórmula 1 no último final de semana, não foi nada favorável para a McLaren. Oscar Piastri, foi penalizado com cinco segundos por ter posicionado incorretamente sua McLaren no grid, prejudicando ainda mais o desempenho da equipe.
O piloto australiano colocou seus pneus dianteiros fora do slot de posição do grid, chamando os comissários para a ação, que decidiram por penalizar o piloto da McLaren, afirmando em um comunicado: “Os comissários revisaram os dados do sistema de posicionamento, vídeos e determinaram que parte do contato dos pneus dianteiros do carro 81 estava fora das linhas da caixa do grid no momento do sinal de largada. Isso é uma violação do Artigo 48.1.c do Regulamento Esportivo de Fórmula da FIA. Isso gera uma penalidade de tempo obrigatória sob o Artigo 54.3 do Regulamento Esportivo. Dada a extensão limitada da violação, determinamos que uma penalidade de tempo de 5 segundos era apropriada”, encerra o comunicado dos comissários.
O piloto australiano admitiu o erro, mas afirmou que não percebeu o ocorrido. “Eu não senti que fiz algo diferente ou que ultrapassei a linha”, disse Piastri. “Mas claramente, devo ter feito algo.”
Além da penalização, a McLaren enfrentou dificuldades com o desgaste dos pneus, especialmente em temperaturas mais baixas. Piastri, em particular, sofreu com a granulação dos pneus, o que limitou seu desempenho durante a corrida.
“Foi uma corrida muito mais difícil do que eu esperava, especialmente com os pneus. A granulação foi muito pior do que eu temia”, encerrou o piloto australiano.
Com isso Piastri terminou a corrida na sétima posição, logo atrás do companheiro de equipe da McLaren, Lando Norris.
A McLaren agora precisa analisar os dados da corrida e identificar os problemas que afetaram seu desempenho em Las Vegas, para buscar soluções e melhorar nas próximas duas etapas da temporada, pois ainda está na briga pelo campeonato de construtores, liderando a classificação à frente da Ferrari e da Red Bull Racing.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.