Oscar Piastri venceu o Grande Prêmio do Bahrein, quarta etapa da temporada 2025 da Fórmula 1, realizado neste domingo (13) em Sakhir. George Russell, da Mercedes, e Lando Norris, da McLaren, completaram o pódio na segunda e terceira posição, respectivamente.
Russell terminou a corrida em segundo e foi ao pódio, mas foi investigado pelo uso incorreto do DRS. Após a corrida, os comissários concluíram que a ativação irregular se deu por falha na conexão entre o sistema automatizado DRS e o carro, causada por problemas de ‘timing loop’ fornecido por terceiros.
A FIA explicou que havia autorizado Russell usar manualmente o DRS, e o piloto, ao tentar acionar o rádio através de um botão auxiliar que também serve para ativar manualmente o DRS, o fez acidentalmente. Como não houve vantagem esportiva, nenhuma penalidade foi aplicada.
Atrás dos três primeiros, Charles Leclerc e Lewis Hamilton, a dupla da Ferrrari, na quarta e quinta posição, respectivamente.
Pierre Gasly, da Alpine, fez uma corrida sólida para terminar na sexta posição, à frente do RB-21 de Max Verstappen. Verstappen teve uma corrida difícil no Bahrein. A Red Bull perdeu tempo em seus dois pit-stops, além de uma estratégia com pneu duro não funcionar durante a corrida. No outro Red Bull, Yuki Tsunoda foi o nono colocado.
A Haas foi outra equipe a pontuar em Sakhir. Esteben Ocon terminou em oitavo e Oliver Bearman completou os 10 primeiros da zona de pontuação.
Gabriel Bortoleto completou a corrida na P19, depois que Carlos Sainz abandonou devido a uma colisão com Tsunoda. Em comparação, Nico Hulkenberg foi o 15º, no outro Sauber C45, mas foi desclassificado após apresentar desgaste excessivo na tábua do assoalho.
Conforme relatório do delegado técnico, as medições mostraram espessura de 8,4 mm (esquerda), 8,5 mm (centro) e 8,4 mm (direita), abaixo do mínimo permitido de 9 mm, em violação ao Artigo 3.5.9 e) do Regulamento Técnico da FIA.
A equipe reconheceu a falha como um erro genuíno e confirmou que todos os procedimentos foram seguidos corretamente. Como a infração é objetiva e clara, os comissários aplicaram a penalidade padrão de desclassificação, promovendo os demais pilotos na classificação final da corrida.
A Fórmula 1 retorna na próxima semana com o GP da Arábia Saudita, quinta etapa da F1 2025. Acompanhe todas as atividades da F1 em Jeddah ao vivo e em tempo real no F1Mania.net.
O F1Mania.net acompanha o Grande Prêmio do Bahrein in loco com o jornalista Rodrigo França.
A corrida
Piastri largou bem e manteve a liderança da corrida. Russell mergulhou na Curva 1 e retomou a P2 – que ele havia perdido depois da punição recebida no sábado. Norris faturou três posições e era o terceiro colocado no fim da primeira volta.
No fim do grid, Hulkenberg caiu da P16 para P20, enquanto trocava de posição volta a volta com Bortoleto, seu companheiro de equipe.
Norris foi penalizado em cinco segundos por ter largado fora da sua posição. O piloto da McLaren estava um bico à frente do seu colchete.
Na volta 9, Sainz e Hamilton travaram boa disputa pela oitava posição. O britânico passou, mas Sainz deu o troco e retomou na posição. Na reta, Hamilton aproveitou o DRS para assumir de vez a P8.
Norris fez sua parada na volta 11 e pagou seus cinco segundos de penalização. O piloto da McLaren retornou à pista na 14ª posição. Lá na frente, Piastri seguia abrindo caminho e tinha mais de dois segundos de vantagem para Russell.
Sainz, que havia retomado a posiçao de Hamilton, novamente foi superado pelo heptacampeão. Verstappen teve problemas em seu pit-stop e perdeu muito tempo. O vice-líder do campeonato retornou apenas em 16º.
Russell foi aos boxes na volta 14 e voltou na quarta posição. Entre os líderes, Piastri, Leclerc e Hamilton, terceiro colocado, ainda precisavam fazer suas paradas obrigatórias.
Bortoleto fez sua parada e voltou com pneus duros, a mesma estratégia de Verstappen. Piastri fez seu pit-stop na volta 15, opetou por pneus nédios, e voltou na terceira posição – primeiro, considerando os pilotos que há haviam parado.
Leclerc e Hamilton, que largaram de médios, fizeram suas paradas obrigatórias na volta 18. Leclerc retornou em quinto e Hamilton apenas na P11, imediatamente atrás de Tsunoda. Na volta seguinte, Hamilton assumiu a P10 do japonês.
Antonelli fez bela ultrapassagem sobre Verstappen e subiu para P7, atrás de Ocon. O piloto da Red Bull não tinha bom rendimento com os pneus duros e perdia terreno para Doohan, que já podia usar o DRS para superar o holandês.
A Ferrari de Hamilton era muito rápida com os pneus médios. O britânico aproveitou o DRS para superar Doohan e colou em Verstappen. Poucas curvas depois, Hamilton passou o tetracampeão, sem dificuldades, e assumiu a P8.
Na volta 24, Norris e Leclerc duelavam pela P3. Leclerc passou na reta, mas tomou o xis na Curva 1. Claramente, Leclerc tinha mais ritmo do que Norris, mas tinha dificuldades para superar o líder do campeonato. Uma volta depois, Leclerc superou Norris e assumiu a terceira posição. Hamilton seguia abrindo caminho, superou Ocon, assumiu a sexta posição e partiu na captura de Gasly.
Verstappen teve que voltar aos boxes para retirar os pneus duros, que não rendiam absolutamente nada no Bahrein. A parada da Red Bull foi horrível, em mais de seis segundos, e Verstappen voltou em último, atrás de Bortoleto.
Na volta 28, Antonelli foi aos boxes e voltou com pneus macios na P17. Pouco depois, no fim da volta 32, o safety car foi acionado para limpeza da pista. Tsunoda e Sainz bateram e detritos ficaram na Curva 1. Sainz acabou abandonando a corrida pouco depois.
Na relargada, Norris e Hamilton travaram bela disputa pela quarta posição. Hamilton passou, mas Norris retomou a posição. Apesar da boa ultrapassagem, a McLaren instruiu seu piloto a devolver a posição. Norris excedeu os limites da pista. Pouco depois, na volta 38, Norris aproveitou o DRS e retomou a P4.
Lawson foi penalizado em cinco segundos por ter causado uma colisão com Stroll.
Nos estágios finais, a McLaren tenho um rendimento melhor do que as rivais. Norris superou Leclerc pela última posição no pódio e partiu para cima de Russell. Norris até tentou, mas Russell se defendeu bem para manter a P2.
Confira o resultado final do GP do Bahrein:
1) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
2) George Russell (Mercedes)
3) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
4) Charles Leclerc (Ferrari)
5) Lewis Hamilton (Ferrari)
6) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
7) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
8) Esteban Ocon (Haas/Ferrari)
9) Yuki Tsunoda (Red Bull/Honda RBPT)
10) Oliver Bearman (Haas/Ferrari)
11) Kimi Antonelli (Mercedes)
12) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
13) Isack Hadjar (Racing Bulls/Honda RBPT)
14) Jack Doohan (Alpine/Renault)
15) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
16) Liam Lawson (Racing Bulls/Honda RBPT)
17) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
18) Gabriel Bortoleto (Sauber/Ferrari)
19) Carlos Sainz (Williams/Mercedes)
DQ) Nico Hülkenberg (Sauber/Ferrari)