O vencedor da corrida Sprint do GP do Catar de Fórmula 1, Oscar Piastri, pediu à FIA e à Pirelli que priorizem a segurança em relação aos pneus antes da corrida deste domingo, devido a preocupações recentes.
Antes da corrida de sábado, a FIA implementou mudanças nos limites da pista no Circuito Internacional de Lusail, em resposta à descoberta de separações entre os cordões da carcaça e o composto superior dos pneus Pirelli, devido as seguidos impactos com as zebras.
Na sequência, a FIA anunciou que estratégias obrigatórias de três paradas seriam impostas aos pilotos e equipes caso não houvesse melhoria após uma análise dos pneus usados na corrida Sprint de 19 voltas, na qual Piastri assegurou uma vitória emocionante contra Max Verstappen.
Piastri expressou preocupações de que os dados obtidos durante a corrida Sprint possam não ser representativos devido a três intervenções do Safety Car, que reduziram o estresse sobre os pneus em comparação com as 20 voltas de pneus usados avaliadas na sexta-feira.
Em relação a essas preocupações, Piastri afirmou: “Acredito que na corrida Sprint, talvez não tenhamos obtido a melhor leitura sobre o comportamento dos pneus, devido ao grande número de voltas atrás do Safety Car.”
“Portanto, acho que a Pirelli e a FIA precisam ser sensatas e considerar cuidadosamente a situação. Certamente, a segurança é nossa prioridade. Embora seja encorajador que a FIA e a Pirelli estejam dispostas a tomar medidas para garantir a segurança, todos preferiríamos que esses problemas não surgissem em primeiro lugar. Agora precisamos acompanhar de perto e agir com responsabilidade”, finalizou o piloto da McLaren.