Oscar Piastri vai sair da pole-position da corrida Sprint do GP de São Paulo da F1. Na classificação feita neste sábado (1), o piloto fez a melhor volta em Interlagos e puxa dobradinha da McLaren no grid, com Lando Norris alinhando em segundo.
A largada para a corrida Sprint do GP de São Paulo da F1 está programada para acontecer no sábado, 2 de novembro, às 11h no horário de Brasília.
SQ1
Para a primeira parte da tomada de tempos, os pilotos terias 12 minutos. No início da classificação Sprint, então, o tempo começava a ficar encoberto em Interlagos e algumas gotas isoladas chegaram a cair, mas nada que fosse molhar a pista.
Com o relógio rodando dando início à sessão, os pilotos não demoraram a deixar os boxes. Charles Leclerc e Carlos Sainz foram os primeiros nomes a irem para as voltas de instalação, com George Russell vindo na sequência.
Primeiras voltas cronometradas feitas com pneu médio e o primeiro a se colocar na ponta foi Pierre Gasly, mas logo depois Sergio Pérez, Alexander Albon e, então, George se colocando na ponta com 1min10s870.
Inclusive, encerrando sua volta rápida, o britânico da Mercedes veio ao rádio para dizer que “os freios estão muito ruins”.
Com seis minutos para o encerramento, os pilotos na zona de corte eram Valtteri Bottas, Lance Stroll, Sainz, Guanyu Zhou e Franco Colapinto. O tempo a ser alcançado era de Fernando Alonso, 15º, com 1min11s742.
Oscar Piastri era o primeiro com 1min10s265, com Leclerc, Nico Hülkenberg, Sainz e Liam Lawson completando os cinco primeiros. Oliver Bearman, substituindo Kevin Magnussen, estava na 12ª posição e avançava ao SQ2.
2 minutos para a bandeira quadriculada e Alonso, Bottas, Stroll, Zhou e Colapinto ficando pelo meio do caminho – portanto as duas Sauber, as duas Aston Martin e uma Williams.
Enquanto isso, na ponta da tabela a ordem era Piastri, Pérez, Verstappen, Leclerc e Hülkenberg completando o top-5.
Bandeira quadriculada e Lando Norris passou como o mais rápido com 1min09s477, único abaixo de 1min10s e 0s788 de seu companheiro Piastri. Enquanto isso, Alonso, Ocon, Tsunoda, Stroll e Zhou ficando fora do SQ2.
SQ2
Começada a segunda fase da classificação em Interlagos e dessa vez, seriam dez minutos de treino. O tempo fechava cada vez mais e o vento também aumentava.
Primeiros tempos sendo marcados e mais uma vez Lando estava na ponta com 1min09s063. Sainz, Piastri, Russell, Leclerc, Gasly, Bottas, Hamilton, Pérez e Verstappen eram os nomes que avançavam para a fase final após cinco minutos de treino.
Todos os cinco pilotos cortados – Albon, Colapinto, Bearman, Hülkenberg e Lawson -, ainda não haviam marcado voltas rápidas.
Já na reta final da fase intermediária e Norris era o mais rápido com 1min09s063. Enquanto isso, para o top-5 do fundo, o tempo a ser alcançado era de Hülkenberg com 1min09s964.
Bearman seguia surpreendendo. Com 10s para a bandeira quadriculada, o jovem britânico saltou para a quinta colocação com 1min10s442..
Com o encerramento do SQ2, os pilotos que foram cortados foram Hamilton, Hülkenberg, Pérez, Colapinto e Bottas. Enquanto isso, a dupla da McLaren com Norris e Piastri foram os dois mais rápidos.
SQ3
Bandeira verde e boxes abertos para a briga pela pole-position da corrida Sprint do sábado. Agora, apenas oito minutos para as voltas rápidas para definir as últimas posições do grid.
Apesar dos primeiros minutos, as McLaren mostram o grande ritmo para o final de semana. Norris vinha com 1min08s928, único abaixo de 1min09s, com Piastri em segundo, Albon, Sainz e Gasly completando o top-5.
Com 2 minutos para o encerramento, apenas Norris, Piastri e Albon tinham voltas anotadas. O restante agora abria a única tentativa de volta cronometrada do SQ3.
No encerramento do cronômetro, Piastri saltou para primeiro com 1min08s899, apenas 0s029 mais rápido que o companheiro britânico. Leclerc vinha em terceiro, com Verstappen, Sainz, Russell, Gasly, Lawson, Albon e Bearman completando o top-10.
Então, com 1min08s899, o australiano ficou com a pole-position da corrida Sprint da F1 em Interlagos. Norris, Leclerc, Verstappen e Sainz fecham os cinco mais rápidos da sessão.
F1 2024, GP de São Paulo, classificação Sprint, resultado:
1) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) 1’08.899