Oscar Piastri descreveu um encontro ‘estranho’ com Lewis Hamilton e George Russell, na sala de descompressão que antecede o pódio, após o GP da Bélgica de Fórmula 1. A Mercedes havia garantido sua primeira dobradinha desde 2022, com a vitória de Russell, mas Hamilton estava irritado, porque Russell havia sido colocado em uma estratégia melhor pela Mercedes. Piastri relembra a tensão que havia na sala, antes do resultado ser alterado com a desclassificação de Russell por irregularidades no peso de seu carro, algo que só aconteceu horas depois da corrida.
Recentemente a categoria passou permitir aos três primeiros colocados em um GP, que possam assistir cenas de destaque da corrida recém terminada, além de conversarem livremente juntos na sala ‘pré-pódio’, e isso tudo transmitido pela TV. Piastri, que agora tem nove pódios em sua carreira na F1, comentou especificamente sobre essa sala na Bélgica.
“Foi a sala de descompressão mais estranha… Eu não estive em muitas, mas a mais estranha foi depois de Spa, onde George e Lewis terminaram com uma dobradinha, com Lewis em segundo”, relembrou Piastri à Cosmopolitan do Reino Unido.
Hamilton ficou claramente irritado com a decisão estratégica da Mercedes durante a corrida na Bélgica. Ele terminou em segundo atrás de seu companheiro de equipe Russell, que foi colocado em uma estratégia de parada única. Hamilton afirma que sugeriu algo semelhante no rádio, mas foi obrigado a parar duas vezes.
Russell completou um stint extremamente longo com seus pneus duros no final da corrida, e Hamilton questionou a equipe por que não foi mudado também para uma parada única. Piastri sentiu a tensão pessoalmente.
“Foi tenso. Lewis fez uma ótima corrida. Em muitas circunstâncias, ele deveria ter vencido aquela corrida com bastante conforto, então entendi exatamente como ele estava se sentindo naquele momento. Eu podia sentir muito que Lewis não queria ser… ele não estava com vontade de conversar, então eu apenas assisti e olhei para os destaques da corrida na TV em silêncio”, completou Piastri.
No final, Hamilton acabou sendo premiado com a vitória da corrida, após a desclassificação de Russell, com Piastri subindo para o segundo lugar, e Charles Leclerc assumindo o P3.