F1: Piastri repete feito histórico de Alan Jones após 800 GPs

A vitória de Oscar Piastri no GP do Bahrein de Fórmula 1, representou muito mais do que mais um triunfo para o jovem australiano. Dominando a prova desde a pole position e cravando a volta mais rápida, o piloto da McLaren venceu e completou seu primeiro ‘hat-trick’ (pole position, vitória e volta mais rápida na corrida) na Fórmula 1, um feito que não era alcançado por um australiano desde 1980.

Na ocasião, Alan Jones conquistou esse mesmo resultado no GP da Argentina, corrida que abriu a temporada daquele ano, correndo pela Williams. Curiosamente, a marca de Jones foi registrada no 329º GP da história da categoria, exatamente 800 corridas antes do feito de Piastri no circuito de Sakhir no último final de semana, que ocorreu na prova de número 1.129 do Campeonato Mundial de F1. Foram 16.528 dias entre um ‘hat-trick’ australiano e outro.

Com essa vitória, a quarta de sua carreira na F1, Piastri igualou também o número de triunfos do fundador da equipe, Bruce McLaren. Após a corrida, ele aparece na vice-liderança do campeonato de pilotos em 2025, apenas três pontos atrás de seu companheiro de equipe, Lando Norris, que teve um final de semana mais complicado.

Piastri esteve próximo ainda de alcançar um ‘Grand Chelem’, quando o piloto larga da pole, lidera todas as voltas da corrida, faz a melhor volta e vence a prova. No entanto, perdeu a liderança entre as voltas 15 e 17 durante o ciclo de paradas nos boxes, quando Charles Leclerc, da Ferrari, assumiu a ponta temporariamente.

🎥 Vídeos mais recente