Andrea Stella, diretor da equipe McLaren na F1, expressou sua frustração ao comentar sobre o que considerou uma “oportunidade perdida significativa” no Grande Prêmio da Holanda, onde Oscar Piastri não conseguiu subir ao pódio.
A McLaren demonstrou grande desempenho em Zandvoort, com Lando Norris conquistando uma vitória impressionante, vencendo com uma vantagem de 22 segundos, a maior diferença de vitória da temporada de 2024. Entretanto, o resultado de Piastri, que largou em terceiro, foi menos satisfatório para a equipe.
Logo no início da corrida, Piastri foi ultrapassado por George Russell, embora tenha recuperado a posição, porém ele acabou sendo superado por Charles Leclerc, permanecendo na quarta posição após as paradas nos boxes.
Stella lamentou que Leclerc tenha conseguido defender o terceiro lugar de forma eficaz, bloqueando a chance de Piastri alcançar Verstappen: “O resultado final nos custou, porque eu acho que se, com Oscar, não tivéssemos perdido a posição (para Russell), teria sido uma corrida diferente. Oscar teve o ritmo para vencer Max. Então é uma oportunidade perdida significativa,” disse Stella à imprensa.
Apesar da vitória de Norris, Stella destacou a importância de aproveitar todas as oportunidades para reduzir a vantagem da Red Bull no campeonato de construtores. Atualmente, McLaren está apenas 30 pontos atrás da Red Bull.
A causa do problema de Piastri, foi um início fraco, ele foi ultrapassado por Russell na primeira volta, a largada tem sido uma questão que tem perseguido a McLaren recentemente. Norris também enfrentou dificuldades em Zandvoort, onde perdeu a liderança para Verstappen logo após a largada, apesar de ter conquistado a pole position.
Stella destacou a necessidade de resolver esse problema rapidamente: “O início é um elemento tão fundamental para correr, é tão importante quanto o desempenho do carro, e temos que olhar com muito cuidado para os detalhes sobre por que nossos concorrentes parecem ganhar um pouco conosco,” acrescentou Stella.
Ele destacou que, a McLaren tem sido competitiva nos inícios ao longo da temporada, mas reconheceu que alguns carros, como o de Verstappen, têm tido desempenhos excepcionais na largada: “Se você puder capitalizar um bom desempenho de classificação com um bom começo, isso torna sua vida muito mais fácil. Então, definitivamente, temos que analisar isso,” concluiu.
O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP da Itália com o jornalista Rodrigo França.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.