F1: Piastri ultrapassa Leclerc e vence GP do Azerbaijão marcado por acidente entre Sainz e Perez

Oscar Piastri venceu o Grande Prêmio do Azerbaijão deste domingo (15), depois de uma ultrapassagem arrojada sobre o pole-position Charles Leclerc, que terminou na segunda posição. A corrida no Circuito da Cidade de Baku foi marcado por um acidente entre Carlos Sainz e Sergio Perez nas voltas finais, promovendo George Russell ao terceiro lugar do pódio.

Foi a segunda vitória da carreira de Piastri, depois da Hungria 2024. Lando Norris largou em 17º e terminou em quarto, superando Max Verstappen nos estágios finais da corrida. A McLaren ultrapassou a Red Bull no campeonato de construtores e lidera com 476 pontos, 20 a mais do que a rival.

Franco Colapinto garantiu seus primeiros pontos na Fórmula 1 ao terminar na oitava posição. O argentino somou quatro pontos, o que lhe garante a 19ª posição entre os pilotos, à frente da dupla da Sauber.

Oliver Bearman, que já havia pontuado na temporada com a Ferrari, novamente terminou nos pontos, mas dessa vez com a Haas. O britânico somou um ponto aos seis já conquistados e é o 16º colocado no mundial de pilotos.

A corrida
Na largada, Leclerc partiu bem e manteve a liderança. Piastri permaneceu na P2. Perez colocou de lado e ultrapassou Sainz, assumindo a terceira posição.

Stroll e Tsunoda se tocaram, mas o canadense levou a pior e teve um pneu furado.

Norris, Gasly, Hamilton e Tsnuoda foram quem mais ganharam posições depois das duas primeiras voltas. Norris era P11 e Hamilton P15 – Hamilton largou em último depois da troca de componentes do motor do seu W15.

Na volta 6, Hamilton reclamava dos pneus, enquanto Norris avisava a equipe que os seus compostos estavam bons no momento.

Pouco depois, Norris ultrapassou Bearman e entrou na zona de pontuação.

Perez fez sua parada na volta 13 e voltou na sexta posição. Depois das primeiras paradas, Albon era o quarto colocado e Norris o quinto, mas ainda não haviam suas paradas obrigatórias.

Piastri foi aos boxes na volta 16 e retornou na P4. Enquanto isso, Tsunoda abandonou a corrida com danos no assoalha do seu V-CARB 01 depois do incidente com Stroll na primeira volta.

Leclerc fez sua parada e voltou na P2, atrás do seu companheiro de equipe Sainz.

Na volta 17, Sainz, Leclerc, Albon (que ainda não havia parado), Piastri e Perez completavam os cinco primeiros.

Sainz foi aos boxes na volta 18 e voltou na sexta posição, à frente de Verstappen.

Piastri aproveitou o DRS e mergulhou para dentro de Leclerc na Curva 1 da volta 20 e assumiu a liderança da corrida.

Sainz ultrapassou Norris e assumiu a quinta posição. Norris ainda não havia parado.

Pouco depois, foi a vez de Russell passar por Verstappen e assumiu a sexta posição.

Na volta 37, Norris foi aos boxes e voltou em sétimo, 15 segundos atrás de Verstappen. Piastri, Leclerc, Perez e Sainz eram os cinco primeiros.

Leclerc tentava se aproximar de Piastri para a ultrapassagem, mas era frustrado pelas defesas de Piastri. Além disso, na reta, o motor Mercedes da McLaren falava mais alto que o Ferrari.

Na volta 41, Hamilton ultrapassou Bearman na briga pela P12.

Lá na frente, os quatro primeiros colocados eram separados por 2,6 segundos. Piastri, Leclerc, Perez e Sainz.

Norris tirava lentamente a diferença para Verstappen. O que era de 15 segundos, na volta 44 caiu para sete e na 49 o piloto da McLaren fez a ultrapassagem para garantir a sexta posição.

Na volta 49, um grande acidente marcou o GP do Azerbaijão. Perez usou o DRS para tentar ultrapassar Leclerc na Curva 1, mas o monegasco se defendeu. Perez perdeu tempo e foi superado por Sainz. Na curva seguinte, o espanhol tentou superar seu companheiro de equipe, sem sucesso.

Como resultado, Sainz perdeu tempo e Perez saiu lado a lado com o piloto da Ferrari na reta, quando o espanhol forçou para cima de Perez. Os dois bateram e a corrida terminou com safety car virtual.

Piastri venceu, seguido por Leclerc e Russell, que herdou as posições de Sainz e Perez. Norris foi o quarto colocado e Verstappen o quinto.

Alonso terminou na sexta posição, seguido pela dupla da Williams com Albon à frente de Colapinto. Hamilton, em nono, e Bearman, em décimo, completaram a zona de pontuação.

Confira o resultado do GP do Azerbaijão de F1:
1) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
2) Charles Leclerc (Ferrari)
3) George Russell (Mercedes)
4) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
5) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
6) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
7) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
8) Franco Colapinto (Williams/Mercedes)
9) Lewis Hamilton (Mercedes)
10) Oliver Bearman (Haas/Ferrari)
11) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
12) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
13) Daniel Ricciardo (RB/Honda RBPT)
14) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari)
15) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
16) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari)
17) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
18) Carlos Sainz (Ferrari)
OUT) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
OUT) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT)



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.