Oscar Piastri, piloto da McLaren, teve uma temporada de estreia na Fórmula 1 que chamou a atenção de Karun Chandhok, comentarista da Sky F1. Embora Chandhok não tenha se impressionado de maneira geral com o desempenho do australiano em 2023, ele destacou que os momentos altos de Piastri estavam no mesmo nível de pilotos renomados como Lewis Hamilton e Max Verstappen em suas primeiras temporadas.
Piastri, que ficou de fora em 2022, impressionou em sua primeira temporada na F1 com a McLaren, conquistando dois pódios e uma vitória em uma corrida sprint no Catar.
Chandhok apontou que, apesar de momentos excepcionais, como a vitória no Catar e classificações impressionantes em Suzuka e Spa, Piastri ainda teve dificuldades, principalmente em termos de ritmo de corrida. Comparado a seu experiente colega de equipe, Lando Norris, Piastri terminou o ano com menos da metade dos pontos de Norris, 97 contra 205.
“Eu acho que os picos foram muito altos”, disse Chandhok no podcast da Sky F1. “Mas, quando você olha para o ritmo de corrida, isso tem sido seu calcanhar de Aquiles.”
Apesar dessas dificuldades, a McLaren demonstrou confiança no jovem piloto, estendendo seu contrato até o final de 2026. Chandhok destacou que os pontos altos da temporada de Piastri estão à altura dos momentos mais brilhantes de pilotos do calibre de Verstappen, Hamilton e Charles Leclerc em suas respectivas temporadas de estreia.