F1: Pilotos apoiam volta das caixas de brita

Os pilotos da Fórmula 1 estão satisfeitos com a reintrodução de vaixas brita nas áreas de escape das curvas Piratella, Acque Minerale e Variante Alta, no icônico circuito de Ímola, palco do GP da Emília-Romanha neste final de semana.

A instalação de caixas brita nessas curvas, implementada antes da etapa do Mundial de Endurance da FIA realizada em Ímola no mês passado, tem como objetivo reduzir as infrações de limites de pista.

Há tempos, os pilotos vêm expressando preocupação com o excesso de asfalto nas áreas de escape dos circuitos modernos, considerando-o a principal causa da enxurrada de penalizações por limites de pista distribuídas durante os GPs.

Kevin Magnussen, que já acumulou vários pontos de penalização nesta temporada por exceder os limites de pista e ganhar vantagem, foi um dos que mais elogiou a volta da brita, comparando a situação com sua experiência em corridas americanas.

“Uma coisa que me chamou a atenção foram as pistas, incrivelmente diferentes das de F1”, disse o piloto dinamarquês, que já correu na IndyCar e IMSA. “Os carros lá também são baixos. A gente quica bastante nos protótipos de lá. Não vejo muita diferença aqui.”

“Estou sentado ao lado de vários pilotos aqui, mas sinto que somos muito sensíveis a questões de pista na Fórmula 1”, acrescentou Magnussen durante a coletiva de imprensa em Ímola na quinta-feira.

Pierre Gasly, da Alpine, que também participou da coletiva ao lado de Magnussen, concordou com o colega sobre a importância da brita para conter abusos dos limites de pista.

“É exatamente como o Kevin disse, a brita define o limite”, afirmou o francês. “E acho que funciona bem. Se você ultrapassa, é punido e não tem como escapar, então acho que podemos nos livrar de todo esse debate sobre limites de pista, o que é ótimo. Se você comete um erro, você paga o preço por isso. E eu acredito que é assim que deveria ser, porque com toda essa área de escape asfaltada, às vezes você consegue se safar de um erro, como travar demais as rodas, sair da pista e voltar sem muita desvantagem. Isso meio que tira a essência de como era no passado. E acho que a maioria dos pilotos estava pressionando para ir nessa direção. É ótimo ver a F1 reagir positivamente e decidir fazer essas mudanças aqui”, finalizou Gasly.

O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP da Emília-Romanha, diretamente de Ímola, com o jornalista Rodrigo França.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.