Max Verstappen nunca foi um grande fã das corridas Sprint na Fórmula 1. No entanto, o piloto da Red Bull admite que o novo formato funciona muito melhor do que o anterior. Sendo assim, ele gostou mais da primeira corrida no formato, neste sábado na China do que das edições passadas. Lewis Hamilton e Sergio Perez também estão a favor do novo formato.
O novo formato da Sprint conta com um treino livre na sexta-feira, seguido pela sessão de classificação para a corrida Sprint. A própria corrida Sprint acontece no sábado, e depois dela ocorre a definição do grid para o GP de domingo. Entre a corrida Sprint e a sessão de classificação para o GP, ajustes no acerto dos carros são novamente permitidos, o que antes não era possível após o primeiro treino livre em finais de semana com o formato Sprint.
Verstappen nunca escondeu que gostaria de se livrar dos finais de semana com Sprint, mas enxerga o novo formato como uma evolução. “Acho que o formato está um pouco melhor do que tínhamos antes. Então, nesse sentido, definitivamente gostei um pouco mais”, disse ele após a corrida Sprint.
Diferente de Verstappen, Hamilton sempre foi a favor do formato Sprint, mas reconhece espaço para melhorias. “Sempre gostei do formato Sprint no geral. Há muito tempo desperdiçado nesses finais de semana, e poderíamos encurtá-los ou torná-los mais dinâmicos para que os fãs tenham uma experiência melhor. São literalmente horas e horas desperdiçadas durante o dia, pelo menos dez horas que poderíamos estar entretendo os fãs na pista”, afirmou o piloto da Mercedes.
Ele continuou: “A sustentabilidade tem que ser levada em consideração. Além disso, a possibilidade de fazer alterações agora para tentarmos diminuir a diferença para a Red Bull, ou pelo menos para quem estiver na nossa frente amanhã, acho que é ótimo para o fim de semana de corrida. Mas antes, se você estivesse preso no acerto inicial, já saberia com certeza absoluta, o resultado final da corrida. Mas hoje temos algo novo e emocionante”, acrescentou.
Perez concorda: “Acho que podemos melhorar o cronograma. Como Lewis disse, acho que há muito tempo desperdiçado durante os dias e o fim de semana, então há o que melhorar. Eu não gosto muito do fato de podermos mudar o carro a partir de agora, porque sinto que às vezes nos finais de semana de Sprint, isso vai nos deixar vulneráveis se não tomarmos as decisões certas e coisas do tipo. Então, agora dá um pouco mais de tempo para as equipes extraírem o máximo do carro”, concluiu o piloto da Red Bull.