F1: Pirelli detalha uso dos pneus no segundo dia de testes no Bahrein

O segundo dia de testes da pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein foi marcado por temperaturas incomuns, uma breve chuva e o uso variado dos compostos de pneus da Pirelli. Assim como em 2024, Carlos Sainz terminou o dia como o mais rápido, mas agora ao volante da Williams. O espanhol registrou 1min29s348 com o composto C3, na 63ª de suas 127 voltas, superando em 573 milésimos seu melhor tempo do ano passado.

Atrás de Sainz, os dois pilotos da Ferrari dividiram a SF-25, com Lewis Hamilton registrando 1min29s379, apenas 52 milésimos à frente de Charles Leclerc, que marcou 1min29s431. Ambos também utilizaram o pneu C3 para seus tempos mais rápidos.

A sessão foi afetada por uma rara chuva no circuito de Sakhir, o que fez com que a maior parte dos 18 pilotos presentes aguardasse nos boxes por um período significativo. A única exceção foi Esteban Ocon, que levou sua Haas para a pista com pneus intermediários, sendo o primeiro a testar esse composto na pista desde 2017. No entanto, ele completou apenas três práticas de largada antes de retornar aos boxes.

Entre os compostos utilizados ao longo do dia, o C3 seguiu sendo o mais popular, mas com menor predominância em relação ao primeiro dia de testes. Foram completadas 767 voltas com esse pneu, representando 60,97% do total de 1258 giros realizados no circuito. Além dos intermediários, o C4 também fez sua estreia na temporada, com apenas 30 voltas registradas, divididas entre Sainz, Leclerc e Nico Hulkenberg, da Sauber.

O equilíbrio entre os compostos mais duros foi maior nesta sessão, com o C2 totalizando 238 voltas (18,92%) e o C1 somando 210 voltas (16,69%). Esse uso mais equilibrado entre os pneus mais duros ocorreu devido às diversas simulações de corrida e stints longos realizados pelas equipes.

Sainz foi o piloto que mais completou voltas no dia, com 127 giros no total, enquanto o stint mais longo ficou por conta de Yuki Tsunoda, da Racing Bulls, que percorreu 25 voltas consecutivas com um jogo de C1.

O terceiro e último dia de testes acontece nesta sexta-feira, com as equipes buscando os últimos ajustes antes do início oficial da temporada no GP da Austrália, marcado para 16 de março.