A Pirelli estuda expandir o uso de pneus macios na Fórmula 1 a partir de 2025. A medida visa aumentar a aderência em circuitos de rua, cada vez mais presentes no calendário da categoria.
Normalmente a Pirelli homologa três dos seis compostos slick disponíveis a cada corrida. Porém, o crescimento de circuitos de rua com baixa aderência levou a empresa italiana a buscar soluções.
O GP de Mônaco deste ano, por exemplo, foi criticado pela falta de ultrapassagens e estratégias variadas. Para melhorar a performance em pistas como essa, a Pirelli testou um composto ainda mais macio do que os atuais no circuito de Paul Ricard.
“Reunimos muitas informações valiosas e finalizamos praticamente a construção dos pneus slick para 2025”, disse Mario Isola, chefe da Pirelli Motorsport. “Temos compostos promissores para reduzir o superaquecimento.”
Além disso, a Pirelli avalia a introdução de um novo composto, o C6, ainda mais macio que o C5. “A ideia é ter um pneu que abra novas possibilidades estratégicas”, completou Isola.
Uma possível adoção do C6 dependerá de homologação e tem como objetivo ser utilizado em diversas corridas, não apenas em circuitos de rua.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.